Seja bem-vindo.

Releases
Araçatuba faz parte do projeto Rastreando o Tietê
O piloto de aventura Lu Marini esteve hoje em Araçatuba acertando os detalhes do projeto Rastreando o Tietê, que vislumbra vôos de paramotor e filmagens aéreas da nascente à foz do rio, a partir do dia 10 de agosto. A intenção é mapear toda a extensão do Tietê e mostrar as suas características e suas condições nesta fase crítica de estiagem. De Salesópolis a Itapura, Lu Marini pretende sobrevoar o rio em 20 dias, com duas horas de vôo por dia. "Depois disso, durante alguns meses eu e minha equipe vamos trabalhar na seleção e edição das imagens, que vão compor um documentário e uma cartilha de educação ambiental", afirma o piloto.
 
Lu Marini vai passar por 62 municípios, em um trajeto que soma 1136 quilômetros, e para cumprir missão vai contar com uma equipe de suporte dividida em duas partes: apoio remoto, a partir de São Paulo, para o fornecimento de dados meteorológicos, e apoio de solo, de um grupo que vai acompanhá-lo. “Vou ter a oportunidade de ver todo curso do rio por outro ângulo, e sentir de perto como a degradação afeta a população ribeirinha e o meio ambiente. Contribuir para sensibilizar as autoridades, empresas e órgãos governamentais da importância do Tietê para a população, e colaborar para seu estudo, tornam a aventura muito especial”, comenta Marini.
 
Araçatuba será um dos pontos de parada do piloto, que conta com patrocinador local para o projeto: o Araçatuba Botânico Hotel. Segundo o empresário Ricardo Mickenhagen, proprietário do empreendimento, trata-se de um investimento em sustentabilidade. "É uma forma de estimularmos a preservação desse importante manancial, que é o Tietê, que no interior do Estado é belíssimo, assim como de suas matas ciliares e seus biomas", explica Mickenhagen.

O Tietê
 
O rio Tietê é conhecido nacionalmente por atravessar praticamente todo o Estado de São Paulo, de leste a oeste, marcando a geografia urbana da maior cidade do país, a capital paulista. Ao contrário de outros rios, o Tietê se volta para o interior e não corre para o oceano, característica que o tornou um importante instrumento na colonização do país.
 
Nasce em Salesópolis na Serra do Mar, a 1.120 metros de altitude. Apesar de estar a apenas 22 quilômetros do litoral, as escarpas da Serra do Mar obrigam-no a caminhar em sentido inverso, rumo ao interior, atravessando o estado de São Paulo, de sudeste a noroeste, até desaguar no lago formado pela barragem de Jupiá, no rio Paraná, entre os municípios de Itapura (São Paulo) e Castilho (São Paulo), cerca de 50 quilômetros a jusante da cidade de Pereira Barreto.
 
Lu Marini
 
O piloto de aventuras Lu Marini é um empreendedor que mistura profissões e hobbys, com uma coisa em comum, o desafio. Foi essa fome por desafios que o faz estar bem próximo dos esportes radicais das aventuras. Durante três anos, apresentou na Rede Record de Televisão o AUÊ, um programa de ação e aventura, transmitido para todo o litoral e interior de São Paulo, e onde conquistou a admiração do público.
 
Foi por meio do AUÊ que Lu Marini pode vivenciar experiências inéditas, entre elas viajar no porta-aviões São Paulo, voar em aviões de caça, explorar cavernas assassinas e conhecer de perto as cobras mais venenosas do mundo. Foi precursor do paramotor no Brasil, é instrutor sênior da modalidade e a partir de 2003 começou a investir na divulgação do esporte.
 
Com sua produtora realiza grandes expedições pelo Mundo, captando imagens e gerando conteúdo para televisão. Unindo a paixão pelo vôo e o prazer por grandes desafios, o piloto já realizou projetos para a Rede Record de Televisão, Rede Globo e ESPN, onde atualmente apresenta o programa semanal Pousos e Decolagens.

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Twitter
FlickR
Youtube
Facebook