Seja bem-vindo.

Releases
Incentivo federal possibilita difusão de projeto cultural em Araçatuba
Empenhada em realizar ações para o bem social e difusão da cultura, a Associação de Senhoras Cristãs de Araçatuba, mantenedora do Hospital Benedita Fernandes, foi inserida no Fundo Nacional de Cultura (FNC), por meio do projeto “Ponto de Cultura”, que envolve o coral “Vozes da Esperança” e a oficina de artesanato “Fuxico”. Desde março de 2014, as atividades recebem investimentos mensais de R$ 5 mil, que são aplicados no incentivo das práticas sociais e na inserção da comunidade nos projetos.
 
Com o “Ponto de Cultura”, a entidade quer diminuir o estigma de que pessoas com transtorno mental não são capacitadas para atividades culturais. Os grupos são formados por pacientes e pessoas da comunidade que aprendem, por meio da integração, que o convívio com as diferenças é possível e que a solidariedade faz bem às pessoas. Existente desde 1999, o coral “Vozes da Esperança” tem aulas uma vez por semana, na terça à tarde, das 14h30 às 16h, no Hospital Benedita Fernandes, com a maestrina Eliane Tiyoko Nakaguma. Atualmente, conta com 22 integrantes, sendo 11 pacientes e colaboradores do Hospital, e 11 pessoas da comunidade. O coral apresenta-se de uma a duas vezes por mês em shoppings centers, centros espíritas, empresas, unidades de saúde, universidades etc.
 
Já na oficina “Fuxico”, os participantes aprendem a fazer artesanato com tecido, utilizando a técnica patchwork. As aulas ocorrem de segunda a sexta, das 13h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h, com duas turmas de 12 a 15 pessoas, por dia. As atividades são desenvolvidas pela monitora Débora Cristina Novaes Ribeiro. Os produtos são expostos e vendidos em praças, feiras de artesanato, bazares e no próprio Hospital. A oficina oferece aos participantes uma possibilidade de geração de renda extra.
 
A participação no coral e na oficina é gratuita, sendo necessário fazer inscrição no Hospital (Rua Benedita Fernandes, 445, Bairro Santana) ou pelo telefone (18) 3636-7825, com a monitora Débora. O FNC é proveniente de arrecadação e outros recursos públicos, que permite ao Ministério da Cultura (MinC) investir diretamente em projetos culturais.
 
De acordo com a instituição, os recursos provenientes do programa permitem a ampliação das atividades, que são desenvolvidas há décadas, no caso da oficina de patchwork, e 15 anos, no caso do coral, e que, por questões financeiras, limitam o número de participantes. Ao longo dos anos, o coral tem se mostrado capaz de integrar as pessoas, ao mesmo tempo em que estimula a autoestima e o exercício da solidariedade. Com o investimento do Governo Federal, será possível ampliar o número de integrantes, que hoje é de 22, sendo 50% da comunidade.
 
As atividades de artesanato contam com a participação de pacientes e ex-pacientes que têm no grupo uma forma de resgate do potencial de trabalho, já que os produtos gerados (panos de prato, toalhas de rosto e mesa, tapete e outros) podem ser comercializados. Com o Ponto de Cultura, serão implementados, no mínimo, três grupos com 20 integrantes cada um, para realização de duas oficinas semanais, com 1h30 de duração.
 
Hospital Benedita Fernandes
 
O Hospital Benedita Fernandes é gerido pela Associação das Senhoras Cristãs e iniciou as suas atividades em 1933, um ano depois do grupo ser fundado por Benedita Fernandes. Os atendimentos, realizados na rua Newton Prato, em Araçatuba, eram destinados a crianças carentes e doentes com transtornos. Atualmente, o Hospital assiste a pessoas portadoras de transtorno mental e dependentes de álcool e outras drogas, com idade acima de 18 anos dos municípios da Direção Regional de Saúde de Araçatuba (DRS II).
 
O tratamento ocorre em regime de internação integral, conta com 150 leitos conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS) e 10 leitos para convênios e particulares. A internação é de curta permanência, conforme os preceitos da Lei Federal 10.216 e do próprio movimento da Reforma Psiquiátrica. A instituição atua com equipe multiprofissional que procura oferecer tratamento humanizado e encaminhamento extra-hospitalar quando os pacientes recebem alta.
 
Localizado na rua Benedita Fernandes, 445, no Bairro Santana, o Hospital fica aberto 24h e atende pacientes encaminhados por meio do Pronto Socorro Municipal, Ambulatório de Saúde Mental, Centro de Apoio Psicossocial (CAPs) e Unidades de Saúde dos 40 municípios da regional de Araçatuba.

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Twitter
Youtube
FlickR
Facebook