Seja bem-vindo.

Releases
Pecuarista de Araçatuba é o novo presidente da ACBB

O pecuarista araçatubense Alexandre Ferreira foi eleito presidente do Conselho de Administração da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB). Proprietário do criatório Brahman Vitória, ele presidirá a entidade até o início do ano que vem juntamente com Ovídio Carlos Cunha de Brito (Brahman OB), na vice-presidência, e Moisés Fernandes Campos (Querença Emp. Rural), como secretário. Já para a Diretoria Executiva, com mandato bienal, o Conselho de Administração nomeou Daniel Teixeira Dias (Rancho Brahman) como Diretor Tesoureiro, Fábio José de Faria Camargos (Brahman do Lago), como Diretor de Marketing, e Charles Wanderley Maia (Brahman Araguaia), como Diretor Secretário.

Ferreira, os demais conselheiros e diretores têm o compromisso de realizar um trabalho dedicado à raça, visando promover e desenvolver a alta produtividade do Brahman, como o seu grande diferencial. Criada em abril de 1993 e sediada em Uberaba (MG), a ACBB é uma entidade de fomento e promoção do Brahman, posicionando-o como uma raça especializada de corte tropical, promovendo todas as atividades dos associados, sempre com o foco no aumento da oferta de carne de qualidade.
 
O novo presidente que, para cumprir seu propósito, a ACBB está sempre inovando e investindo em marketing e comunicação, promovendo ações voltadas para o fomento da raça, de seus associados, buscando, sempre, a valorização mundial do Brahman brasileiro. “O resultado do trabalho da associação e dos criadores da raça pode ser mensurado pelo desempenho da raça: com apenas 20 anos em território nacional, o Brahman é a raça zebuína de corte que mais cresce no Brasil, que já possui o terceiro maior rebanho do mundo”, informa Ferreira.

Melhoramento genético
 
O pecuarista também explica que a raça Brahman tem excelente capacidade de adaptação ao nosso clima, destacando-se pela alta qualidade da carne e tem vislumbrado um novo horizonte, ainda mais lucrativo, com o melhoramento genético. Segundo Ferreira, a tecnologia de reprodução tem potencializado sua já conhecida precocidade em ganho de peso e maior volume de carcaça. O Brasil está conhecendo a marca Brahman Vitória, que surgiu no Mato Grosso do Sul e está se tornando referência para investidores.
 
Há 12 anos, Ferreira ficou encantando com as qualidades da raça. Mas, vendo que o que já era bom poderia ser ainda melhor, passou a promover o seu melhoramento genético. Inovador, o Brahman Vitória faz parte do Programa de Melhoramento Genético da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o que confere ao criador segurança que os animais da marca se destacam dentro da raça. A marca também participa de provas de ganho de peso e, dessa forma, posso escolher os melhores indivíduos para serem touros de repasse do plantel, assim como poder descartar os animais regulares e inferiores. Os destaques do criatório são as duas grandes campeãs em Uberada (Miss Beer 49 e Miss Vitória 20) e o campeão, também na Expozebu, Mr. Vitória 247.
 
Como em qualquer outra raça, o principal desafio é sua adaptação a um novo país (o Brahman é originário dos Estados Unidos), embora isso já tenha ocorrido de forma bem satisfatória até hoje, faltando poucas situações para serem melhoradas, como os aprumos e a correção do umbigo. O fato é que o Brahman está cada vez melhor no Brasil. De forma geral, os principais benefícios introduzidos na pecuária nacional pela raça foram melhor ganho de peso, desmama, acabamento, fertilidade e longevidade, habilidade materna, precocidade, sustentabilidade e rusticidade, docilidade, rendimento, cruzamentos para carne e para leite.
 
Fórmula do sucesso

Ferreira ressalta que a heterose do Brahman com o nelore é quase tão boa como se o cruzamento fosse de nelore com touro europeu (F1). “A diferença é que o criador europeu só consegue essa heterose com a inseminação das vacas e o Brahman tem a vantagem de poder trabalhar a campo, porque é uma raça totalmente adaptada ao clima tropical”, explica o criador.
 
Ele diz ainda que a indústria frigorífica começa a pagar mais por uma carne de melhor qualidade, valorizando inclusiva a precocidade, característica na qual o Brahman se enquadra perfeitamente. “O Brahman é uma raça que cresce a olhos vistos, pois só agrega ao plantel. O fato é que existe um grande interesse dos compradores. A cada leilão do Brahman Vitória, por exemplo, a venda de touros aumenta, o que é um importante indicador de do interesse do pecuarista pela raça”, finaliza.
 
Vitrine virtual

O uso da tecnologia tem se tornado cada vez mais comum para aproximar relações em seus diversos níveis. Além de facilitar o relacionamento pessoal, os veículos virtuais disponibilizam maneiras ainda mais fáceis para transações comerciais. Na pecuária brasileira tem sido assim. Um dos mercados que se firma é a compra e venda de gado pela internet. Pelo próprio portal eletrônico, o pecuarista pode checar com antecedência as informações do lote de seu interesse em um leilão, por exemplo, e acompanhar o evento ao vivo da sua casa, conectado à rede mundial de computadores.
 
A facilidade de não precisar se deslocar em busca de bons negócios, é citado por Ferreira, um dos pontos fortes do sistema virtual. “Na hora de fechar o negócio, dar o seu lance, o comprador está de sua residência ou escritório, de onde ele compra ou vende seu rebanho”, comenta o pecuarista. Ferreira investe também no shopping virtual.
 
No site de seu criatório (www.brahmanvitoria.com.br) e na fanpage, ele disponibiliza vídeos e fotos dos animais à venda, mantém contato com os interessados, e efetiva a comercialização de forma virtual. “Minha fazenda e o rebanho ficam em Brasilândia (MS), na fazenda Tropical, mas as imagens do gado estão 24 horas à disposição do comprador. Além disso, as negociações só são efetivadas mediante as devidas comprovações, o que garante a segurança e a transparência nas transações”, finaliza Ferreira.


Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Twitter
FlickR
Facebook
Youtube