Seja bem-vindo.

Releases
(05/06) Lourival Lautenschlager será tema de palestra do Grupo Experimental

Araçatuba, 05/06/2024 – O Grupo Experimental (GE) da Academia Araçatubense de Letras (AAL) vai promover na próxima terça-feira (11), a partir das 19h30, uma palestra sobre o cronista e neurologista Lourival Lautenschlager. O escritor e médico faleceu em 2023 em decorrência de um câncer.

 

A palestra será apresentada pelo também médico Geraldo da Costa e Silva, com quem manteve amizade com Lourival por mais de 60 anos.

 

“Lorico”, como era chamado pelos amigos, foi o primeiro presidente da Associação dos Pais e Amigos do Excepcional (Apae) nos anos de 1970 e 1971. Foi acadêmico da AAL, sendo o segundo a ocupar a cadeira de número 4, cujo patrono é o poeta e jornalista Almir Rodrigues Bento. Na sua carreira literária, escreveu “O gandovo de Jatobá” e “Coisas e coisinhas do caçula de Seu Bertinho”.

 

A reunião faz parte do Ciclo de Palestras Literatura Local, um circuito de debates que visa apresentar e relembrar a pertinência de escritores que viveram em Araçatuba. O evento ocorrerá na sede da Academia, que fica na rua Joaquim Nabuco, 210, no Centro de Araçatuba, próximo ao Terminal Rodoviário. A entrada é gratuita e aberta aos interessados.

 

Será a quinta de seis palestras do Ciclo, que já teve abordados os escritores Célio Pinheiro, por Antônio Luceni, Eddio Castanheira, com Marcelo Teixeira, Aldo Campos, por Hélio Consolaro, Lúcia Piantino, com Tito Tamazo, e, em 16 de julho, Mauricio do Vale Aguiar, por Marilurdes Campezi.

 

Grupo Experimental e Academia

 

O Grupo Experimental é uma iniciativa que procura reunir poetas, escritores, jornalistas, atrizes, atores, artesãos e todos os que se identificam com o mundo da escrita, promovendo reuniões de forma democrática para o compartilhamento do conhecimento. Atualmente, está sob a coordenação de Fátima Florentino.

 

A Academia Araçatubense de Letras é um projeto local, que atua há mais de 30 anos para promover a literatura e o conhecimento para a comunidade civil. Dentre seus fundadores, destacam-se Célio Pinheiro, Acyr Lima de Castro, Almir Jorge Boldstein, Marilurdes Campezi, Solange Augusta de Castro, dentre outros.

 

Além de atuar em Araçatuba, a AAL apadrinhou a iniciativa de academias regionais, como a Academia Penapolense de Letras (APL), tendo vários acadêmicos presentes em sua fundação e inauguração.

 

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

FlickR
Youtube
Twitter
Facebook