Seja bem-vindo.

Releases
(27/05) Brasil passa dos 10 milhões de “casas inteligentes”

Araçatuba, 27/05/2024 – Resultados recentes sobre Tecnologia da Informação e Comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/TIC), do IBGE, mostram que mais de 10 milhões das moradias com internet no Brasil já contam com algum aparelho “inteligente”. Lâmpadas e geladeiras com comando de voz, ar-condicionado que liga sozinho, ventiladores controlados pelo celular e assistentes virtuais, como as caixas de som integradas com assistente virtual e conectados à rede wifi, são alguns dos produtos smart que já fazem parte do cotidiano das famílias brasileiras.

 

O mercado brasileiro de automação residencial tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Desde 2019, essa ampliação tem sido ainda mais agressiva com a entrada dos assistentes de voz na versão português, tornando-se um dos grandes impulsionadores do crescimento do mercado brasileiro de automação residencial.

 

Na avenida Brasília, 2.235, Jardim Nova Iorque, em Araçatuba (SP), uma empresa especializada em automação residencial montou uma sala de cinema de demonstração para oferecer a experiência aos clientes. “Na sala, há as principais soluções que disponibilizamos, mostrando que possível ter tudo aquilo na sua casa. A gente está falando de experiência de áudio de qualidade superior, sendo as paredes com tratamento acústico, vídeo de alta definição e toda a automação controlando a sala, da iluminação com cromoterapia às cortinas”, comenta o socio-proprietário e diretor técnico comercial da empresa, Luís Henrique Oliveira.

 

O especialista explica que o mercado imobiliário está em constante transformação, impulsionado por novas tecnologias e tendências que moldam as expectativas e preferências dos consumidores. Ele afirma que a automação residencial, quando combinada à conectividade dos assistentes virtuais, oferece uma série de benefícios que transformam a maneira como as pessoas vivem e interagem com os seus lares.

 

Benefícios

 

De acordo com Oliveira, a automação residencial permite que os moradores controlem diversos dispositivos e sistemas da casa, como iluminação, aquecimento, câmeras de segurança e eletrodomésticos, de forma remota por meio de aplicativos de smartphone ou comandos de voz por meio de assistentes virtuais como Alexa, Google Assistant e Siri. Essa conveniência proporciona um controle sem precedentes sobre o ambiente doméstico, independentemente da localização física dos usuários.

 

“Os sistemas de automação residencial integrados com assistentes virtuais podem melhorar significativamente a segurança do lar. Câmeras de segurança, sensores de movimento e fechaduras inteligentes podem ser monitorados e controlados remotamente. Além disso, notificações em tempo real podem alertar os moradores sobre atividades suspeitas ou emergências, como invasões ou incêndios, permitindo respostas rápidas e eficazes”, afirma Oliveira.

 

A automação residencial permite ainda a criação de cenários personalizados que aumentam o conforto dos moradores. Por exemplo, é possível programar um cenário "Boa Noite" que apaga as luzes, ajusta o termostato e tranca as portas com um único comando de voz. Assistentes virtuais podem aprender as preferências dos usuários e ajustar automaticamente diversos aspectos do ambiente para proporcionar a melhor experiência possível.

 

A automação residencial facilita o acesso a opções de entretenimento. Comandos de voz podem ser usados para controlar sistemas de áudio e vídeo, ajustar o volume, trocar de canal ou acessar serviços de streaming. A integração de assistentes virtuais com dispositivos como TVs inteligentes e sistemas de som pode transformar a experiência de entretenimento doméstico.

 

A combinação de automação residencial com assistentes virtuais oferece um leque de benefícios que vão desde a personalização do ambiente doméstico até a conveniência e eficiência energética. Esses avanços tecnológicos não só melhoram a qualidade de vida dos moradores, mas também representam um passo significativo em direção a um futuro mais conectado e inteligente.

 

Polo Group

 

Em 2015, o Polo Group iniciou uma missão como holding especializada em soluções de engenharia elétrica e energias renováveis. Atuando em todo o território nacional, as empresas Polo Energia, AgroPolo, Loop Services, Hilma Building, MUV Automação e Cimus Mercado Livre de Energia levam serviços e produtos de excelência aos seus clientes.

 

Com escritórios estrategicamente localizados em Sorocaba, São José do Rio Preto, Alphaville Barueri e Araçatuba (SP), Umuarama e Curitiba (PR), as empresas do Polo Group estão próximas às necessidades dos seus clientes, proporcionando as soluções e atendimentos ágil e eficazes. Juntamente com a Weg e a Renault, o Polo Group inovou e destacou-se nacionalmente ao construir em Fernando de Noronha (PE) um ecoposto solar público para o carregamento de veículos elétricos por meio da tecnologia fotovoltaica, sustentabilidade e mobilidade elétrica.


Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

FlickR
Facebook
Youtube
Twitter