Seja bem-vindo.

Releases
(07/08) Burnout é tema de palestra em Araçatuba

Araçatuba, 07/08/2023 – Araçatuba vai receber no próximo dia 2 de agosto a palestra “Prevenção de Esgotamento Mental e Físico – Aprenda como se livrar disso ou saia dessa”. A ação será ministrada pelo advogado e professor Marcos Gomes Guimarães, no Araçatuba Plaza Hotel. Em 45 minutos, repetidos seis vezes no dia, o palestrante fala da Síndrome de Burnout.

 

Gratuita para professores e enfermeiros, a ação também como público-alvo comerciários, colaboradores de clínicas e hospitais, bancários, lojistas, policiais, bombeiros, executivos, servidores públicos, advogados, operadores de telemarketing e profissionais de TI.

 

“Estudos referendados indicam que 82% das pessoas que trabalham diretamente com público já tiveram, têm ou vão ter burnout. Trata-se de um esgotamento que chega de mansinho e toma conta da gente. Na palestra, eu dou orientações para que a pessoa detecte e sabia se o que tem é cansaço, stress ou, de fato, burnout”, comenta Guimarães.

 

Recentemente, o palestrante ministrou a palestra em Belo Horizonte (MG) e também realizará a ação em São José do Rio Preto (SP).

 

Burnout

 

Desde 1º de janeiro de 2022, a Síndrome de Burnout passou a fazer parte da Classificação Internacional de Doenças (CID 11) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Também é chamada de Síndrome do Esgotamento Profissional, sendo considerada “estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso”.

 

Trata-se de uma doença mental que surge após o indivíduo passar por situações de trabalho desgastantes que, normalmente, envolvem funções que possuem muita responsabilidade, ou até mesmo, excesso de competitividade.

 

Segundo dados de pesquisa divulgada pela representação brasileira da International Stress Management Association (ISMA), 72% das pessoas do País, ativas no mercado de trabalho, sofrem com alguma sequela de estresse e 32% delas têm sintomas de Burnout, o que representa cerca de 60 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE.

 

“Isso quer dizer que cada vez mais colaboradores e organizações devem ficar atentos aos sintomas da doença. Eles variam de fatores emocionais à problemas físicos. E, como alguns podem ser considerados comuns e leves, as pessoas tendem a achar que o Burnout é passageiro. Porém, a piora pode ser rápida e as complicações podem ser evitadas com o diagnóstico precoce e tratamento correto”, explica Guimarães.

 

O palestrante afirma que é fundamental buscar tratamento especializado assim que descobrir a doença, pois se trata de uma patologia com grandes chances de se desenvolver para quadros sérios, como a depressão.

 

Sintomas

 

Alguns dos sintomas mais frequentes na saúde do colaborador, detalhados pelo site do Ministério da Saúde são emocionais e físicos, como cansaço mental, isolamento, alterações repentinas de humor, sentimentos de frustração, incapacidade e derrota, desesperança, negatividade, assim como dor de barriga, cansaço extremo, dor de cabeça, redução do apetite, pressão alta, fadiga, dores musculares e alterações dos batimentos cardíacos.

 

A saúde mental está diretamente relacionada com a Saúde e Segurança do Trabalho (SST), já que todos os profissionais são constituídos de corpo e mente, e todas as suas atuações no ambiente de trabalho partem do que eles pensam e sentem. Por isso, segundo Guimarães, “o assunto saúde mental deve ser tratado seriamente, principalmente, pela necessidade do trabalho com a subjetividade do ser humano, pois cada um tem a sua percepção e vivência mental”.

 

O Palestrante

 

Advogado, educador e orientador pedagógico, Marcos Gomes Guimarães, professor de inglês em Araçatuba nas décadas de 1990 e 2000. Foi bolsista em Janesville (Wisconsin – EUA), vice-presidente do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto (SP), de 2013 a 2016. É palestrante em conferências, eventos, feiras, clubes de serviços (Rotarys e Lions), escolas públicas e particulares.

 

Serviço

 

ü  Palestra: “Prevenção de Esgotamento Mental e Físico – Aprenda como se livrar disso ou saia dessa”

ü  Data: 11/08

ü  Horários: 8h30, 9h30, 12h30, 13h30, 17h30 e 18h30

ü  Local: Araçatuba Plaza Hotel, rua General Glicério, 233, Espírito Santo, 901, Centro, Araçatuba

ü  Público-alvo: comerciários, professores, enfermeiros, funcionários de clínicas e hospitais, bancários, lojistas, policiais, bombeiros, executivos, funcionários públicos, advogados, operadores de telemarketing e trabalhadores de TI

ü  Como comprar: www.sympla.com.br ou no Araçatuba Plaza hotel, 15 minutos antes de cada palestra

ü  Reservas: (18) 99601-9584 e profymarcos@gmail.com


Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Twitter
Youtube
FlickR
Facebook