Seja bem-vindo.

Releases
(19/07) Julho Turquesa é o mês da conscientização do olho seco

Araçatuba, 19/07/2023 – Visão embaçada, vermelhidão, coceira, ardor e dificuldade em movimentar as pálpebras são sintomas causados pela Síndrome do Olho Seco. A doença não tem cura e atinge mais de 18 milhões de brasileiros. Neste mês, o movimento global Julho Turquesa alerta para a questão.

 

No país, cerca de 50% das consultas oftalmológicas são decorrentes dos olhos secos. São vários os sintomas da doença, que se assemelham a outros problemas oculares, o que acaba dificultando a identificação no paciente. De acordo com o Instituto de Microcirugia Ocular, 86% dos pacientes apresentam disfunção nas glândulas meibomianas, responsáveis pela produção de uma camada de gordura capaz de evitar que a lágrima evapore com os olhos abertos.

 

Dados divulgados no 1º Simpósio sobre a Síndrome do Olho Seco, realizado em 2018, dão conta que a doença atinge cerca de 10% a 20% da população mundial, podendo chegar a 33% nos países do oriente. Cerca de 13% da população brasileira possuem olhos secos, em São Paulo, a população adulta é de 24% e em estudantes universitários são 23%.

 

“É preciso compreender que existem dois tipos de problemas relacionados à doença, sendo o olho seco por diminuir a produção suficiente de lágrimas e olho seco evaporativo que ocorre pela frequência em permanecer horas na frente do computador”, destaca o oftalmologista Tiago Caramez, do Hospital do Olho Araçatuba (HO).

 

Tratamento

 

A Síndrome do Olho Seco não tem cura, mas para que seja feito um tratamento efetivo da doença é necessário descobrir o tipo de gravidade dos olhos do paciente, realizando os exames oftalmológicos.

 

De acordo com o especialista, constatado o problema ocular, os cuidados visam o alívio de sintomas e dores. Para diminuir a progressão da doença, são recomendados medicamentos e colírios específicos para lubrificação dos olhos; suplementação alimentar; uso de óculos especiais; e, em último caso, é utilizado um dispositivo que faz aquecimento controlado e micro compressões nas glândulas de meibomius.

 

O Julho Turquesa foi oficializado em 2017 pela Tear Film Ocular Surface Society, que estabeleceu o Mês da Conscientização do Olho Seco.

 

"A visão é um dos maiores bens que temos, sendo que regularmente devemos fazer exames e diagnósticos para mantê-la em perfeito estado. Assim, nos precavemos e diminuem sensivelmente as chances de, no futuro, termos graves problemas oculares", ressalta Caramez.

 

HO Araçatuba

 

O HO (Hospital do Olho) Araçatuba é referência no tratamento dos distúrbios da visão, como catarata, glaucoma, ceratocone, retinopatias, transplante de córnea e estrabismo.

 

A infraestrutura do hospital dispõe de 11 consultórios, 5 salas cirúrgicas, amplas salas de espera e pronto atendimento 24h, tudo para oferecer o que há de melhor em oftalmologia em Araçatuba.

 

Com foco na excelência em correção e prognóstico dos pacientes, o empreendimento disponibiliza aos médicos especialistas que atendem no local ampla infraestrutura e aparelhagem óptica moderna. São atendidas todas as subespecialidades da oftalmologia, com exames e cirurgias, desde procedimentos simples aos de alta complexidade, que contam com avançados recursos tecnológicos.

 

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

FlickR
Youtube
Facebook
Twitter