Seja bem-vindo.

Releases
(26/04) Projeto da Faesp/Senar-SP em parceria com o SIRAN quer manter viva a cultura caipira na região

Araçatuba, 26/04/2023 – Simbologia musical, padrões de nomenclatura, teoria musical, materiais necessários, ritmos e sugestões de repertório são algumas abordagens que os alunos do Programa Viola Caipira terão ao longo do curso que começou neste mês em Buritama (SP).


Realizado no Centro Cultural Graciliano Ramos, a ação tem carga horária mensal de 24 horas/aula, divididas em duas aulas por semana, com três horas a cada sessão, ao longo de cinco meses. A Prefeitura apoia a ação, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
 
De acordo com o instrutor César Sulini, o curso proporciona diversas técnicas para familiarizar o aluno com o instrumento. “O programa abrange conhecimento técnico do instrumento, para que o aluno possa se familiarizar melhor. Usamos técnicas de mão esquerda e direita, estudamos escalas e ritmos que fazem parte da cultura caipira”, conta o instrutor.
 
Sulini explica que a ação oferece suporte para o desenvolvimento do instrumentista nos seus primeiros contatos com a viola caipira, possibilitando o aperfeiçoamento para apresentação profissional de forma individual, formação de duplas e grupos musicais, com a possibilidade da criação e a participação em eventos culturais
 
Os interessados em participar das ações do SIRAN e do Senar-SP devem ligar ou enviar WhatsApp para a entidade, no telefone (18) 3607-7826 ou no celular (18) 98826-5100, e falar com Carlos Belluzzo ou Priscila Turello.

O SIRAN
 
Criado em 25 de outubro de 1942, o SIRAN é fruto do pioneirismo dos produtores rurais, responsáveis direto pelo desenvolvimento da cidade e que tinham uma visão do futuro. Inicialmente, o grupo formou a Associação de Invernistas e Criadores da Alta Noroeste, com a finalidade de constituir uma sociedade para a defesa dos interesses da classe, tendo sido então escolhida, por aclamação, a diretoria liderada por Carlos Soares de Castro. De lá para cá, o sindicato vem desenvolvendo um trabalho de união entre os produtores rurais, somando esforços para defender a classe produtiva.
 
Atualmente, o SIRAN representa produtores de Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes, Nova Luzitânia, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal e Rubiácea. A entidade é uma referência na prestação de serviços para a classe produtiva rural, quer seja na área de assessoria e orientação, bem como de representatividade na luta dos interesses de seus associados.

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

FlickR
Youtube
Facebook
Twitter