Seja bem-vindo.

Releases
(28/03) Pães caseiros são alternativa de renda extra para produtores rurais

Araçatuba, 28/03/2023 – Vinte produtores rurais de Araçatuba (SP) participaram do curso Processamento Caseiro de Pães, ação disponibilizada por meio de parceria entre o SIRAN e o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo). A ação ocorreu na estância Recanto das Águas, no assentamento Chico Mendes.

 

Durante dois dias (16 horas/aula, ao todo), eles aprenderam várias receitas, como pão com alecrim, cebolinha, manjericão, orégano, alho, cebola e pimenta do reino

 

O instrutor João Francisco Gomes ensinou também o modo de preparo do tradicional pão caseiro de farinha de trigo, de cenoura, de beterraba, de fubá, de batata inglesa, de mandioca, pão arco-íris, pão de forma, pão integral e pão recheado com presunto e mussarela. Também ainda receita doce, como fatia húngara, pão estrela, rosca trançada, trança arco-íris e panetone.

 

Os participantes receberam gratuitamente material didático e certificado de conclusão.

 

Os interessados em participar das ações do SIRAN e do Senar-SP devem ligar ou enviar WhatsApp para a entidade, no telefone (18) 3607-7826 ou no celular (18) 98826-5100, e falar com Carlos Belluzzo ou Priscila Turelo.

 

Programação e legislação

 

No curso, os participantes recebem orientações sobre a escolha do local apropriado, higiene pessoal, do ambiente de trabalho, dos utensílios e equipamentos, características e tipos de farinhas, grãos e sementes, procedimentos adequados para alcançar os resultados esperados, e educação nutricional visando a alimentação adequada e saudável.

 

O instrutor ressalta que a ação valoriza os costumes regionais e leva em conta a legislação vigente relativa às exigências sanitárias. "Além disso, o processamento caseiro de pães também proporciona ganho econômico ao produtor rural à medida que evita desperdícios. Também propicia variação da dieta alimentar pelo consumo de produtos provenientes do processamento", completa Gomes.

 

O SIRAN

 

Criado em 25 de outubro de 1942, o SIRAN é fruto do pioneirismo dos produtores rurais, responsáveis direto pelo desenvolvimento da cidade e que tinham uma visão do futuro. Inicialmente, o grupo formou a Associação de Invernistas e Criadores da Alta Noroeste, com a finalidade de constituir uma sociedade para a defesa dos interesses da classe, tendo sido então escolhida, por aclamação, a diretoria liderada por Carlos Soares de Castro. De lá para cá, o sindicato vem desenvolvendo um trabalho de união entre os produtores rurais, somando esforços para defender a classe produtiva.

 

Atualmente, o SIRAN representa produtores de Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes, Nova Luzitânia, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal e Rubiácea. A entidade é uma referência na prestação de serviços para a classe produtiva rural, quer seja na área de assessoria e orientação, bem como de representatividade na luta dos interesses de seus associados.


Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Twitter
Facebook
FlickR
Youtube