Seja bem-vindo.

Releases
(20/03) Produtores rurais de Nova Luzitânia participaram do curso Operação e Manutenção de Motosserra

ARAÇATUBA, 20/03/2023 - Capacitar produtores rurais a utilizar motosserras de forma segura e realizar manutenções no equipamento foi o objetivo do curso Operação e Manutenção de Motosserra, realizado entre os dias 16 e 18 deste mês, na Casa da Agricultura de Nova Luzitânia (SP).

 

Realizada por meio da parceria entre o SIRAN, o Senar-SP e a prefeitura, a ação ministrada pelo Instrutor João Luís Dal Ponte contou com a participação de 11 alunos que tiveram 24 horas/aula de duração.

 

Os alunos, na sua maioria trabalhadores da área rural, aprenderam técnicas de carburação para motosserra, sistemas elétricos, sistemas de transmissão, utilização de EPIs, lubrificação, tipos de motosserras, tipos de corte e técnicas para manutenção do equipamento.

 

Dal Ponte explica que, teórica e prática, a ação também serve para orientar o produtor sobre a legislação e a segurança com o equipamento. “Nós conversamos, orientamos sobre o manejo da máquina, os riscos e os cuidados que devem ser tomados para que nenhum acidente aconteça com o operador”, afirma o instrutor João Luiz Dal Ponte Filho.

 

O curso faz parte da área de Promoção Social do Senar-SP, e visa ensinar as operações necessárias para a sua utilização correta do equipamento, fornecendo informações importantes sobre a preservação do meio ambiente, da segurança e saúde do operador, tratando de assuntos que interferem na operação e manutenção do motosserra.

 

A motosserra é um equipamento usado em diversos segmentos, entretanto, para a sua utilização segura e correta, é necessário observar criteriosamente alguns itens indispensáveis. Existe legislação específica quanto à aquisição e utilização, ao treinamento de operadores, aos itens de segurança e à utilização de EPIs específicos para a realização do trabalho.

 

Por se tratar de uma máquina muito exigida na realização do seu trabalho (corte de madeira), é fundamental que a manutenção seja feita sistematicamente para o perfeito funcionamento, produtividade e durabilidade.

 

Os interessados em participar das ações do SIRAN e do Senar-SP devem ligar ou enviar WhatsApp para a entidade, no telefone (18) 3607-7826 ou no celular (18) 98826-5100, e falar com Carlos Belluzzo ou Priscila Turello.

 

O SIRAN

 

Criado em 25 de outubro de 1942, o SIRAN é fruto do pioneirismo dos produtores rurais, responsáveis direto pelo desenvolvimento da cidade e que tinham uma visão do futuro. Inicialmente, o grupo formou a Associação de Invernistas e Criadores da Alta Noroeste, com a finalidade de constituir uma sociedade para a defesa dos interesses da classe, tendo sido então escolhida, por aclamação, a diretoria liderada por Carlos Soares de Castro. De lá para cá, o sindicato vem desenvolvendo um trabalho de união entre os produtores rurais, somando esforços para defender a classe produtiva.

 

Atualmente, o SIRAN representa produtores de Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes, Nova Luzitânia, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal e Rubiácea. A entidade é uma referência na prestação de serviços para a classe produtiva rural, quer seja na área de assessoria e orientação, bem como de representatividade na luta dos interesses de seus associados.


Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Twitter
Facebook
Youtube
FlickR