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(30/01) O preço e o valor de um sistema fotovoltaico

 A diferença entre preço e valor é uma tecla constantemente pressionada quando o assunto é a “catequização” do consumidor. Sempre é bom lembrar que preço é a quantia em dinheiro que é paga por um determinado produto ou serviço. Já o valor é a atribuição a um produto ou serviço e o que ele proporciona para o cliente. Enquanto o preço é apenas uma medida monetária, uma quantidade de dinheiro estabelecida para comercialização de produtos e serviços, obtido por meio de uma estratégia de precificação, o valor é a percepção que um cliente tem sobre um produto, serviço ou mesmo uma empresa.


Esta introdução é importante para a abordagem de tema igualmente relevante nas relações de consumo: a satisfação (ou não) do cliente. Trata-se de uma preocupação que as empresas devem ter, pois ela traz custos para a organização. Aquela que foca em oferecer produto ou serviço e atendimento de boa qualidade – melhor ainda que supere as expectativas dos clientes –, encanta e consequentemente estabelece fidelidade no relacionamento. Mas o contrário disso também é verdadeiro. Descuido com estas situações podem custar caro para uma marca.

No setor fotovoltaico é assim, como em todos os segmentos econômicos. A concorrência é acirrada. Há inúmeras fábricas de equipamentos (nacionais e importados), projetistas e instaladores de sistemas de geração de energia elétrica a partir da irradiação solar, da mesma forma que grande amplitude de preços. E nem sempre o menor preço carrega valor consigo.

Ocorrem casos de sistemas que levam meses ou mesmo anos depois de instalados para entrar em funcionamento, de baixo desempenho. Também existem os que não atendem às expectativas devido ao baixo desempenho, ou seja, não gerando a quantidade de energia que foi prevista ou informada ao cliente durante a etapa de negociação comercial. Têm ainda aqueles cujos telhados cedem e os painéis caem e quebram, além de inversores que queimam. Para o cliente, a reboque dessas situações vem o incômodo, a insatisfação, o arrependimento.

Para atingir o sucesso em um projeto fotovoltaico é necessário um estudo minucioso do perfil de consumo do cliente, além de todos os cuidados técnicos no projeto e na execução do sistema fotovoltaico. Neste caso, preço e valor andam juntos.

Como afirma o CEO da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, o mercado solar fotovoltaico evolui em ritmo acelerado no Brasil e no mundo, com demanda crescente dos consumidores e a popularização da tecnologia. Enquanto novas empresas surgem diariamente no País, quem já atua no setor precisa manter investimentos contínuos de melhoria de processos, produtos e serviços, justamente para aproveitar as oportunidades.

Deixo uma dica pra quem pensa em instalar um sistema fotovoltaico na residência ou no empreendimento, seja comercial, industrial ou rural. Informe-se e busque empresas com diferenciais e credibilidade no mercado, que primam por qualidade de atendimento, entregam exatamente o que foi contratado, que tenham preço adequado ao valor da mercadoria que vendem.

*Francis Polo é empresário do setor de energias renováveis

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