Seja bem-vindo.

Releases
(20/01) Produtores rurais de Araçatuba participam de curso de processamento caseiro de carne suína

Vinte produtores rurais de Araçatuba (SP) participaram do curso Processamento Caseiro de Carne Suína, ação disponibilizada por meio de parceria entre o SIRAN e o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo). Durante três dias (24 horas/aula, ao todo), eles aprenderam técnicas para transformar a carne suína em embutidos e defumados para consumo familiar, e também como forma de obter renda extra. O curso foi gratuito e aberto para produtores associados ou não ao SIRAN.


O curso foi ministrado pelo instrutor João Francisco Gomes, que é técnico em processamento de carnes. Na oportunidade, os participantes receberam informações sobre o valor nutricional dos alimentos, tipos de corte da carne, normas de higiene, processamento de linguiça, paio, preparo do salame e sua defumação, presunto cozido e defumado, esquemas de fabricação, entre outras coisas.

A ação ocorreu na estância Recanto das Águas, no assentamento Chico Mendes. O proprietário Angelo Fernando Valério Filho, mais conhecido como Bigode, conta que participa das ações do SIRAN e Senar-SP sempre que pode. “Já fiz o programa de apicultura, pró-leite e agora carne suína. Todas fazem a diferença, pois trazem conhecimento e a gente acaba melhorando as culturas e criações, além de aproveitar melhor o que produzimos aqui, para consumo próprio. No caso deste curso de carne suína, pretendemos até vender os produtos para os vizinhos”, diz Bigode.

Os interessados em participar das ações do SIRAN e do Senar-SP devem ligar ou enviar WhatsApp para a entidade, no telefone (18) 3607-7826 ou no celular (18) 98826-5100, e falar com Carlos Belluzzo ou Priscila Turello.

O SIRAN
 
Criado em 25 de outubro de 1942, o SIRAN é fruto do pioneirismo dos produtores rurais, responsáveis direto pelo desenvolvimento da cidade e que tinham uma visão do futuro. Inicialmente, o grupo formou a Associação de Invernistas e Criadores da Alta Noroeste, com a finalidade de constituir uma sociedade para a defesa dos interesses da classe, tendo sido então escolhida, por aclamação, a diretoria liderada por Carlos Soares de Castro. De lá para cá, o sindicato vem desenvolvendo um trabalho de união entre os produtores rurais, somando esforços para defender a classe produtiva.
 
Atualmente, o SIRAN representa produtores de Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes, Nova Luzitânia, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal e Rubiácea. A entidade é uma referência na prestação de serviços para a classe produtiva rural, quer seja na área de assessoria e orientação, bem como de representatividade na luta dos interesses de seus associados.

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Facebook
FlickR
Youtube
Twitter