Seja bem-vindo.

Releases
(25/03) AEAN completa 57 anos norteada pela sustentabilidade
No próximo domingo (27), a AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste), de Araçatuba (SP) completa 57 anos. Em constante evolução, acompanhando os novos conceitos, técnicas e tecnologias disponíveis do mercado das áreas de atuação dos seus filiados, a entidade promove atividades de capacitação profissional norteada pela sustentabilidade.

O presidente Petrônio Pereira Lima lembra que uma das ações mais recentes realizada pela AEAN foi a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica na sua sede. “O sistema fotovoltaico vem se somar ao nosso Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis, ao ponto de coleta de pilhas e baterias, à coleta seletiva, e às lâmpadas de LED, mais econômicas que as antigas, que instalamos na nossa sede”, pontua Lima. 

A sustentabilidade também é o tema central quando o assunto são as cidades inteligentes – smart city é um termo utilizado para designar uma localidade que usa tipos diferentes de sensores eletrônicos, bancos de dados e tecnologias diversas para coletar dados, gerenciar recursos e ativos eficientemente. “Trata-se de algo que estamos debatendo muito nas engenharias e na arquitetura. No começo deste ano, por exemplo, esta foi a pauta do Crea-SP durante o seu Colégio Regional de Inspetores, realizado aqui em Araçatuba. No evento, avançamos com as discussões relativas às cidades inteligentes, para que profissionais da área tecnológica possam aplicar o conceito em projetos para os seus municípios”, explica o presidente da AEAN.

Desta forma, a AEAN, em parceria com o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), busca auxiliar os municípios na produção de diagnósticos para a efetivação de projetos sobre o tema. “A AEAN representa e auxilia com excelência a classe de engenharia da região de Araçatuba, sendo protagonista na formação e crescimento do profissional. A entidade é sempre destaque no compromisso com a capacitação e a segurança do corpo tecnológico, o que reforça cada vez mais a nossa parceria e confiança”, destaca o presidente do Crea-SP, engenheiro Vinicius Marchese.

História

Em 1965, surgia uma entidade com o objetivo de integrar aqueles que trabalhavam na área de arquitetura e engenharia e fosse capaz de representar Araçatuba na cidade de São Paulo. Ao longo dos anos, a AEAN conquistou seu espaço na sociedade, mostrou a sua importância e como a sua história está ligada diretamente com a evolução da cidade.

De acordo com um documento informativo produzido de 1989, os 15 profissionais envolvidos na sua fundação foram: Fernando Sérgio Ferraz, Valter Ishida, Alcir Carvalho Gottardi, Adalbertino Rebelo, Agnaldo Ferraz, Joaquim Albert Borges, Emil Baracat, Arlindo Ferreira Batista, Leonel Bruno, Fernando Amaral de Almeida Prado, Osvaldo Faganello, Kasuo Sakamoto, Jaime Abujamra, Paulo de Oliveira Amaral e Maria Del Carmen Benzal Ponce Ferraz.

A criação da AEAN ocorreu porque na década de 1960, especificamente, só existia o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, que ficava em São Paulo, e havia a necessidade de ter uma associação que representasse a classe. O primeiro presidente foi o engenheiro Valter Ishida, que ocupou o cargo até 1967. Formado em engenharia civil na Escola Politécnica da capital paulista, também fundou em 1978, a empresa Valter Ishida Comércio e Construção ltda., especializada em obras ferroviárias.

Ações marcantes

Dentre os fatos que marcaram a AEAN e sua colaboração na evolução de Araçatuba, está a incorporação da Agroesp (Associação dos Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo) e a apresentação do projeto Vila Ferroviária, que previa a ocupação do espaço da antiga estação ferroviária e suas adjacências, com a implantação de museus, espaços públicos etc.

A AEAN trouxe para Araçatuba, em 1989, o renomado arquiteto Massashi Ruy Ohtake, que fez uma palestra sobre plano diretor e a lei de zoneamento. Além disso, participou ativamente para executar esses dois projetos no município, contando com o apoio de profissionais e dando suporte a tudo que foi solicitado.

Mais dois fatos importantes fazem parte de sua história. O primeiro foi o movimento que reuniu seis associações de engenharia e arquitetura dos municípios da Alta Noroeste para reivindicar a duplicação da rodovia Marechal Rondon. Outro momento foi a elaboração, a pedido da prefeitura, de um parecer técnico sobre o prédio do antigo Hospital Modelo. Foi com base nesse documento que se iniciou o processo que terminou com a implosão do prédio.

Social e próximas ações

A associação também realiza algumas ações sociais em favor de instituições da cidade. No ano passado, a AEAN fez doações ao Lar da Velhice, a Casa de Apoio São Francisco, participou da campanha do Hospital Neurológico Ritinha Prates para troca de lençóis, e, assim como faz todos os anos, participou da Campanha da Agasalho.

Petrônio Pereira Lima explica que hoje a AEAN é associada ao IPPEA (Instituto Paulista de Entidades de Engenharia e Agronomia), e como são muitas associações para tornar o trabalho mais produtivo, foram criadas uniões. “Fazemos parte da Uno, que reúne as associações de Andradina, Araçatuba, Birigui, Catanduva, Fernandópolis, Ilha Solteira, Jales, Penápolis, Pereira Barreto, Santa Fé, São José do Rio Preto, Votuporanga, sendo que nos reunimos a cada 30 dias para trocar experiências”.

A atuação da associação é desenvolver uma série de ações que completem a formação do profissional associado. “Fazemos cursos e palestras mensalmente, e vamos voltar com o Buteco da AEAN para aproximar os associados, e para que eles possam trocar ideias sobre o nosso dia a dia nas profissões que cada um exerce”.

Como próximas ações, até o final de abril a AEAN vai realizar duas palestras muito importantes, sendo a primeira sobre os mitos econômicos do sistema fotovoltaico e a segunda sobre a importância de ter um profissional habilitado na hora de fazer o financiamento de crédito rural. Durante a pandemia da covid-19, a entidade promoveu diversas várias palestras on line, sempre respeitando os protocolos de saúde, e vem retomando gradativamente as atividades presenciais.

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

FlickR
Youtube
Facebook
Twitter