Seja bem-vindo.

Releases
(15/03) Nova geração de produtores participa do Programa Empresário Rural em Araçatuba
Dez alunos do curso de Medicina Veterinária do UniSalesiano de Araçatuba (SP), sendo a maior parte formada por filhos de produtores rurais, começaram neste mês a participar do Programa Empresário Rural (Proer). A ação gratuita está sendo realizada pelo SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), em parceria com a FAESP/Senar-SP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – São Paulo) e a prefeitura.

Até julho, uma vez a cada 15 dias, aos finais de semana, com 8 horas-aula a cada dia, eles estão se reunindo no auditório do recinto de exposições Clibas de Almeida Prado para adquirir conhecimento com o instrutor Aldo Rezende Fernandes. Na ementa, avaliação da gestão do planejamento estratégico, análise de mercado, análise de finanças e elaboração de projetos a serem desenvolvidos na propriedade.

De acordo com Fernandes, o objetivo é levar ao participante uma visão empresarial do seu empreendimento, auxiliando no planejamento e na elaboração de projetos agropecuários de investimento de capital. De forma prática, o programa disponibiliza aos participantes, entre outras ferramentas, planilhas simples de trabalhar, informações de rodem legal (ambiental, tributária, trabalhista, previdenciária, agrária).

“O produtor recebe informações sobre o mercado, como identificar as atividades que estão dando maiores retornos dentro das propriedades, como também a viabilidade de novas atividades na propriedade, como por exemplo, o turismo rural. Além disso, recebe noções de administração rural de forma objetiva, para que possa ter o controle de toda a propriedade, onde ele irá planejar, organizar, dirigir e controlá-la como uma empresa”, explica o instrutor.

Segundo o zootecnista Carlos Belluzzo, que é o coordenador das capacitações do SIRAN, no contexto da turma atual, o Proer está disponibilizando conhecimento sobre gestão para os futuros empreendedores rurais que vão assumir a propriedade dos pais. “No programa esse pessoal tem acesso a conhecimento para formatar e gerar renda dentro de uma concepção moderna de empreendedorismo, o que tende a fazer toda diferença no negócio”, explica Belluzzo.

Protocolos e história

Por causa da pandemia de Covid-19, as ações de capacitação do SIRAN e da FAESP/Senar-SP estão sendo seguidas todas as orientações das autoridades de saúde, com o uso de máscaras, álcool em gel à disposição, materiais de estudo desinfetados, e distanciamento. Os participantes recebem gratuitamente o material didático e, ao final das ações, os certificados de conclusão.

Os interessados em participar das ações devem entrar em contato com o SIRAN, com Carlos Eduardo Belluzzo ou com Priscila Turelo, pelo telefone (18) 3607-7826 e (18) 3305-5369. O SIRAN fica no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, na avenida Alcides Fagundes Chagas, 600, no bairro Aviação, CEP 16055-565, em Araçatuba (SP).

Criado em 1942, o sindicato desenvolve um trabalho de união entre os produtores rurais, somando esforços para defender a classe produtiva. Atualmente, o SIRAN representa produtores de Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes, Nova Luzitânia, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal e Rubiácea. A entidade é uma referência na prestação de serviços para a classe produtiva rural, quer seja na área de assessoria e orientação, bem como de representatividade na luta dos interesses de seus associados.

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Youtube
Twitter
FlickR
Facebook