Seja bem-vindo.

Releases
(10/12) Hospital do Olho lança projeto gratuito de orientação à prevenção de cegueira
Na semana em que se celebra o Dia da Pessoa com Deficiência Visual (segunda, 13), o Hospital do Olho (HO) Araçatuba vai realizar o projeto social de Orientação à Prevenção à Cegueira. A ação será realizada no calçadão da cidade (Calçadão da Marechal Deodoro), na terça-feira, no horário comercial.

Com a utilização de uma unidade móvel própria, exames oculares serão feitos gratuitamente. O projeto será estendido a outras 43 cidades. Os profissionais do HO vão percorrer a região oferecendo exames de tonometria e acuidade visual, que previnem várias patologias oftalmológicas. As ações serão realizadas em parcerias com empresas privadas e prefeituras.

Dos cerca de 39 milhões de casos de cegueira existentes atualmente no mundo (mais de 580 mil só no Brasil), a Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que 80% poderiam ter sido evitados se houvesse diagnóstico médico precoce e tratamento adequado. O Relatório Mundial sobre Visão de 2020 apontou que 2,2 bilhões de pessoas sofrem com problemas de visão em todo o mundo. Desse total, 1 bilhão de casos seriam evitáveis ou passíveis de correção, como catarata, glaucoma e diabetes.

“As três situações podem ser resolvidas ou sensivelmente atenuadas com visitas periódicas ao oftalmologista. São doenças características de pessoas acima dos 50 anos de idade – pode acontecer com os jovens, mas em menor quantidade – e um exame anual pode prevenir”, afirma a oftalmologista Ana Carolina Capelanes.

Exames

Um dos exames oferecidos no projeto, a tonometria, serve para medir a pressão interna do globo ocular. As variações da pressão intraocular estão relacionadas ao humor aquoso, material localizado na câmara anterior do olho. A pressão intraocular elevada é o principal fator de risco para o glaucoma e esse exame tem como objetivo, em conjunto com outros, o diagnóstico precoce e acompanhamento do glaucoma e é feito em apenas 5 minutos.

Já a acuidade visual, também oferecido pela unidade móvel do HO, é um aparelho chamado Titmus que faz a medida da acuidade visual. A avaliação não requer nenhum preparo prévio, como a dilatação da pupila feita em outros testes de visão, e pode ser feita em até 15 minutos.

Segundo Henrique Alves, executivo responsável pela área de Relacionamento do HO, além de atender a população em geral, como quem estiver fazendo suas compras no calçadão de Araçatuba, a unidade móvel será levada a bairros periféricos das cidades, onde boa parte de seus moradores não possui acesso a um oftalmologista. “Também fechamos parcerias com empresas para atender seus colaboradores e os familiares de cada trabalhador”, diz. Prefeituras e empresas interessadas podem entrar em contato com o HO Araçatuba pelo telefone (18) 3636-2020.

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Youtube
Facebook
FlickR
Twitter