Seja bem-vindo.

Releases
(06/12) Uberaba recebe no dia 18 a Copa Dario Miguel Pedro de Biribol

Uberaba (MG) será o palco no próximo dia 18 (sábado) da Copa Dario Miguel Pedro de Biribol. Organizada pela Confederação Nacional de Biribol (CNBi), a competição contará com torneios Profissional e Master, que serão realizados a partir das 9h no Jockey Club local. O evento está autorizado pela Vigilância Sanitária do município e órgãos competentes, e não será aberto ao público. Serão seguidos os protocolos de prevenção à Covid-19. Os organizadores informam ainda que todos os atletas, dirigentes, equipe de arbitragem e coordenação já estão vacinados.


Oito equipes masculinas vão participar do evento, sendo quatro na categoria Profissionais e quatro na Master, das cidades de Araçatuba, Birigui e Mococa (SP), Goiânia (GO) e Uberaba. O evento contará com premiação, troféu, medalhas e ajuda de custo a todas as equipes. De acordo com o presidente da CNBi, Fabiano de Souza Oliveira, será o último torneio oficial da entidade neste ano. “Este foi um ano difícil para o biribol, assim como para grande maioria dos esportes. Queremos fechá-lo com um grande evento. E Uberaba é o lugar perfeito, pois a cidade tem tradição no biribol e sempre nos recebe muito bem”, explica Souza.

Dario Miguel Pedro e o biribol

O nome da copa é uma homenagem ao fundador do esporte, Dario Miguel Pedro, que, nascido em 1936, e morador de Birigui (SP), criou na década de 1960 o esporte que ficou conhecido como biribol e o patenteou em 1968. Em 1976, foi realizado o primeiro campeonato estadual do esporte, e o segundo no ano seguinte. Propagador da modalidade, tinha o sonho de ver o biribol transformado em esporte olímpico. Dario Miguel Pedro faleceu em 13 de abril deste ano, com 85 anos.

Variante do voleibol, o biribol ou voleibol de piscina é praticado dentro de uma piscina especial que mede 4 m de largura por 8 m de comprimento e tem profundidade de 1,30 metro. A rede é instalada na altura de 2,62 m para o masculino e 2,40 m para o feminino. Cada equipe conta com quatro jogadores titulares e no máximo quatro reservas, que se revezam nas posições em sentido horário.
 

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Twitter
Youtube
FlickR
Facebook