Seja bem-vindo.

Releases
(13/08) Construção civil em amplo crescimento
A construção civil é um dos setores da economia brasileira que não só continuou em plena atividade durante a pandemia da Covid-19, como também cresceu e foi o responsável por não deixar que os indicadores econômicos do país ficassem tão baixos.

O setor, que teve crescimento de 10,7% em 2020, segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve a maior alta entre dez grupos de atividades econômicas pesquisados.

E as projeções para os próximos meses são ainda melhores. Segundo pesquisa realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, por meio do estudo Desempenho Econômico da Indústria da Construção do 2º Trimestre de 2021, o setor deve ter crescimento de 4% até o fim deste ano, o maior desde 2013.

A demanda consistente por um imóvel, as baixas taxas de juros e o incremento do crédito imobiliário vão continuar ao final de 2021 e em 2022, pois durante a pandemia, com as famílias ficando mais tempo dentro de casa, as pessoas foram reforçaram a percepção da importância da residência, o que gerou e deve gerar ainda mais uma procura enorme por novas moradias. Já, com os juros baixos, a prestação pode até ser inferior a um aluguel.

Outro fator que vem facilitando a realização dos negócios é a tecnologia, com muitos contratos sendo assinados no formato on-line, evitando as burocracias que são comuns no nosso país.

Refletindo sobre este ótimo momento, é esperado que os empresários do setor sigam investindo forte na economia, com diversos empreendimentos em construção. Muitos trabalhadores de setores que não foram afetados pela pandemia estão com recursos disponíveis, procurando solidez e, por isso, investindo em imóveis. A expectativa é que sejam vendidas unidades em todos os tipos de categorias, das mais econômicas às de alto padrão.

O momento é favorável para que muitos tornem o sonho da casa própria uma doce realidade. Que assim seja!

*Aurélio Luiz de Oliveira Júnior é presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Estado de São Paulo (Sinduscon OESP)

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

FlickR
Youtube
Facebook
Twitter