Seja bem-vindo.

Releases
(04/08) Especialista alerta para doenças oculares no inverno

As baixas temperaturas que se instalaram por boa parte do país trazem uma preocupação a mais: as doenças oculares. O frio, ligado ao tempo seco, pode causar irritações e problemas, como a conjuntivite e o ressecamento dos olhos. Por isso, é preciso ficar atento.


Segundo a oftalmologista do Hospital do Olho de Araçatuba (SP), Dra. Ana Carolina A. Capelanes, os olhos devem ganhar uma atenção ainda mais especial nesta época do ano, em que o frio, o vento e os ambientes fechados favorecem a incidência das alergias e a transmissão de doenças contagiosas. 

A conjuntivite viral, por exemplo, é a inflamação da conjuntiva, causada por um vírus que tem um contágio muito fácil, podendo acometer pessoas que compartilham objetos ou ambientes. “É importante que os locais onde costumamos frequentar, sejam mantidos sempre livre de poeiras e bem ventilados”, orienta a oftalmologista.

Já a síndrome do olho seco, apesar de ser uma doença ocular crônica caracterizada pela deficiência ou má qualidade na produção de lágrima, sofre interferência também pela alta concentração de poluentes no ar – registrada durante a estação mais fria do ano –, pela baixa umidade do ar, pelo uso de ar condicionado, e pela utilização excessiva de telas de celular, computador e TV, além do uso constante de lentes de contato que diminuem a capacidade de lubrificação.

De acordo com a especialista, é possível prevenir essas doenças e os casos mais graves fazendo uma consulta anual com o oftalmologista, único especialista habilitado para cuidar da saúde dos olhos. “Os sintomas mais comuns são olhos vermelhos, coceira, lacrimejamento, ardência, sensibilidade à luz e irritação. Ao sentir qualquer um desses desconfortos, é importante procurar por um médico”, finaliza Ana Carolina.

Dicas importantes para cuidar dos olhos no inverno

- Ao usar computador e aparelhos eletrônicos, pisque mais vezes e evite exposição por um longo período;
- Mantenha sempre os olhos lubrificados com colírios indicados pelo seu oftalmologista;
- Lave sempre as mãos e não as leve sujas aos seus olhos;
- Evite ao máximo coçar os olhos e, se o fizer, faça de forma leve;
- Apenas use óculos com proteção aos raios UVA e UVB, e mantenha seu uso mesmo em dias nublados.

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

FlickR
Youtube
Twitter
Facebook