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(25/07) Dia dos Pais será “termômetro” para o comércio
Faltam apenas duas semanas para a o Dia dos Pais, celebrado neste ano em 9 de agosto, e, por causa da pandemia da Covid-19, a data é considerada pelos comerciantes um termômetro em relação ao humor do consumidor. Em Araçatuba (SP), os lojistas estão animados para as vendas e se dizem prontos para atender aos clientes.

“Embora o comércio esteja passando por um momento diferente, de receio, aprendizado e reinvenção, acreditamos que o Dia dos Pais vai causar impacto positivo no setor em Araçatuba”, avalia presidente da Alca (Associação dos Lojistas do Calçadão de Araçatuba), César Braga. “Estamos preparados para atender presencialmente e também remotamente, por meio das ferramentas digitais e delivery, obedecendo qualquer que seja a classificação do Noroeste Paulista no Plano São Paulo”, afirma.

Na sexta-feira (24), o governo do Estado informou que a região de Araçatuba passou da fase Vermelha para a Laranja, liberando um pouco mais a atividade econômica para atividades não essenciais. Assim, na região do DRS 2 (Departamento Regional de Saúde) podem abrir com restrições atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings centers.

Presente ou lembrança

Gerente de uma loja de assistência técnica e acessórios para computadores e celulares, em Araçatuba, Fabiana Farias acredita que a data sempre proporciona aumento no movimento dos negócios. “As pessoas, por mais que estejam com dificuldades, não vão deixar de presentear os seus pais, afinal de contas, são eles que cuidam e amam os filhos desde a barriga das mães. Pode ser que os filhos gastem menos neste ano, mas uma lembrancinha é sempre uma ótima opção. É nisso que apostamos e para isso nos preparamos com diversas opções de equipamentos e acessórios para computadores e celulares”, diz Fabiana.

A empresária do setor de perfumes Drika Marini afirma que nestas duas semanas que antecedem a data, a loja vai realizar promoções para atrair os clientes. “Estou animada com a data. Devido a esse distanciamento necessário para conter o avanço do novo coronavírus, as pessoas pensam e fazem ainda mais pelos seus entes queridos, então, um presente ou uma lembrança é uma excelente forma de demonstrar ainda mais o amor por eles. Reforçamos o estoque, e loja está devidamente equipada para atender a todos os filhos e filhas que queiram presentear os seus pais. Além disso, como trabalhamos com produtos oficiais, a importadora está disponibilizando brindes, que repassaremos aos clientes para impulsionar as vendas”, ressalta Drika.

Dono de um restaurante no Centro da cidade, o empresário Arnaldo Vieira Filho explica que, mesmo sem poder receber o público, o estabelecimento se preparou para um atendimento especialmente personalizado para os seus clientes, via delivery. “Investimentos e melhoramos consideravelmente a nossa entrega. Firmamos parcerias, passamos fazer parte de mais aplicativos de delivery, e também estamos mais ágeis na nossa entrega própria. Estamos nos adaptando para fazer na casa do cliente o que sempre fizemos aqui: servir com atenção e qualidade. Entendemos que, para o Dia dos Pais, mesmo sem poder vir ao restaurante, o consumidor entende que o pai merece um almoço diferenciado. É o que nós nos propomos a fazer”, finaliza.

Ticket médio

Pesquisa realizada pela Méliuz, empresa líder em cashback do país – trata-se de um método de compras que possibilita ao cliente recuperar parte do dinheiro gasto em determinadas mercadorias ou serviços –, aponta que 69% dos brasileiros pretende presentear os pais. A projeção do gasto, segundo a maior parte dos entrevistados, está entre R$ 51 a R$ 100, valor menor do que o gasto no ano passado, que ficou na casa dos R$ 150.

Ainda segundo o levantamento, 51% das pessoas devem optar por roupas. Em segundo lugar, vem a categoria acessórios e calçados com 28% seguido de itens eletrônicos, com 25,1%. Já os perfumes e cosméticos foram citados por 22,18% e celulares, por 15,9% dos entrevistados.

E-commerce

Neste ano, com a pandemia, o setor comercial que mais avançou foi o e-commerce. Levantamento da Cashback World, uma das maiores Comunidades de Compras do mundo, mostra que o Brasil apresentou um aumento nas compras pela internet de 73% entre os meses de fevereiro e março.

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) confirmam esse crescimento e ainda revelam que o e-commerce registrou vendas de R$ 3,3 bilhões no Dia das Mães, e para o Dia dos Namorados de 2020, comemorado em 12 de junho, o aumento nas vendas on line foi de 18% se comparado ao mesmo período do ano anterior. 

Para a próxima data comemorativa, a ABComm prevê alta nas vendas acima dos 20% entre as semanas dos dias 20 de julho até 8 de agosto, e ter faturamento até mais alto que o Dia das Mães — pode passar dos R$ 3,5 bilhões, com tíquete médio de R$ 375. No ano passado as vendas on line não atingiram os R$ 3 bilhões para o Dia dos Pais.

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