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(14/07) Acolher para atender
Diante de todas as mudanças de valores e mentalidades impostas pela pandemia da Covid-19 – convenhamos que não são poucas –, que estão redefinindo hábitos e influenciando comportamentos, cabe ao empresário inovar e se reinventar ou o preço a ser pago será alto demais.

Dito isto, compartilho o resultado resumido de estudo recente da consultoria McKinsey & Company, que listou as 10 mudanças de comportamento de consumo esperadas para o novo normal. São elas: 1. O digital será onipresente; 2. O consumo será repensado; 3. A fidelidade e a infidelidade caminharão juntas; 4. O consumo será mais seguro; 5. Qualidade de vida é o que interessa; 6. O Novo Normal será caseiro; 7. E mais confortável também; 8. Sustentabilidade será critério determinante; 9. Propósito importa, sim; 10. Metrópoles estão menos valorizadas.

As informações são preciosas para balizar planejamentos, planos e estratégias. Mas penso que todos os itens descritos estavam em curso antes do novo coronavírus, sendo que os processos que os envolve acabaram sendo acelerados. A pandemia foi um catalizador. E, sendo assim, o empreendedor tem que acompanhar esse ritmo ou perderá o bonde da história (leia-se fechará as portas do seu estabelecimento).

Outro dado interessante disponibilizado pela McKinsey é que empresas resilientes se sustentam em três R’s, simultaneamente, para não ceder à crise: Responder: quando elas garantem medidas apropriadas de resposta à crise e à continuidade da operação; Retornar: quando elas gerenciam o período de crise e endereçam oportunidades para uma retomada mais saudaL9;vel e rentaL9;vel; Reimaginar: como seraL9; o novo normal.

Ou seja, é preciso pensar, avaliar, planejar e executar, preferencialmente com uma boa dose de agilidade e precisão. É preciso ter em mente que as mudanças de comportamento vieram para ficar. No início e no fim de todo esse processo, o estudo da McKinsey indica que marcas e negócios precisam ter clareza de suas promessas e propostas de valor. Quem aspira seduzir e reter o novo consumidor terá de prestar contas de suas atitudes e valores. Entender para atender, definitivamente, deu lugar ao acolher para atender.

*Arnaldo Vieira Filho é empresário do ramo gastronômico de Araçatuba

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