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(23/06) Construtores em tempos de live

A pandemia causada pelo novo coronavírus mudou o planeta todo, incluindo a construção civil. O setor se vê na necessidade urgente de adaptar-se aos novos tempos nos quais a internet é palco e as lives, shows. A rede e as suas ferramentas foram postas à mesa das decisões e agora precisa ser encarada cada vez mais com profissionalismo.

 
Mas como a construção civil, que por essência e sem trocadilho, vive de coisas concretas, pode se inserir neste novo mundo? Não é fácil responder essa questão, pois o mundo todo está ‘trocando a roda com o carro andando’. Algumas iniciativas podem balizar a tomada de decisões das empresas impactando de forma positiva a vida dos clientes. Hoje, um possível comprador de imóvel pode e deve ter acesso a todas as informações necessárias na palma de suas mãos. Esta é a demanda inicial para qualquer discussão da inclusão digital no setor.
 
Podemos destacar, como primeiro passo, a necessidade urgente de as construtoras estruturarem áreas de marketing digital e redes sociais. O que antes era lugar apenas para ‘os meninos da internet’, hoje se torna tão necessário como o corpo de engenheiros e de representantes comerciais.
 
Na pandemia, em que as pessoas foram levadas ao isolamento social, tornou-se imperativo que a empresa construtora, assim como a incorporadora, esteja presente nos meios on line, seja nos sistemas de busca ou nas redes sociais. Há de se destacar que a internet sempre esteve em um dos primeiros lugares nos quais os leads (potenciais clientes) buscam produtos e serviços relacionados ao mercado de construção civil. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pela primeira vez praticamente dois terços da população do país (69,8%) possuem conexão com a internet.
 
Por isso, é essencial investir em uma estratégia eficiente de marketing digital, com foco na captação de novos clientes e na garantia da boa experiência dos usuários em sua plataforma na internet e também nas redes sociais. Dentro deste cenário, o setor precisa se unir aos profissionais do mundo digital, pois não bastam fotos constantes e coloridas nas redes sociais. É preciso investimento, planejamento e estratégia.
 
Uma comunicação eficaz se faz com critério, com o uso correto dos algoritmos. Como diria Chacrinha, o Velho Guerreiro, ‘quem não se comunica, se trumbica’. É preciso se comunicar de forma assertiva, caso contrário, a crise da pandemia não será a única culpada por prejuízos de médio e longo prazos.
 
*Aurélio Luiz de Oliveira Júnior é presidente do Sinduscon OESP (Sindicato das Indústrias da Construção Civil da Região Oeste do Estado de São Paulo)

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