Seja bem-vindo.

Releases
Associado do SIRAN tem à disposição programa de Apicultura

O Sindicato Rural da Alta Noroeste (SIRAN), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), oferece cada vez mais informações e oportunidade de desenvolvimento sustentável ao produtor rural da região.

 O Programa de Apicultura, por exemplo, tem trazido resultados satisfatórios na propriedade de Cristiane Teruko Sakuna. A produtora nunca tinha tido nenhum contato com a criação de abelhas, mas realizando o curso descobriu uma atividade extra que, além da possibilidade de trazer lucros no futuro, pode gerar outros benefícios como simplesmente eliminar o estresse.
 
“A atividade é contagiante e depois que aprendemos como lidar com as abelhas, a apicultura se torna muito prazerosa”, diz Cristiane. Segundo a produtora, a atividade em sua propriedade está apenas começando, mesmo assim, as expectativas são as melhores possíveis. “Esperamos que até o ano que vem o enxame comece a produzir. Estamos muito empolgados a continuar”, conclui. A parte prática do curso é realizada na propriedade da própria Cristiane, onde foi montado um apiário para as aulas.
 
O Programa
 
De acordo com o instrutor Wainer César Chiari, o curso é realizado em seis módulos, com 32 horas cada um (sensibilização a respeito do programa; produção de mel e cera; produção de pólen; produção de  geleia real e rainha; produção de própolis; avaliação econômica). Os produtores se encontram duas vezes ao mês, em sábados e domingos, durante cinco meses.
 
“A apicultura é interessante, pois pode ser realizada como uma atividade paralela de renda complementar ou simplesmente para a produção de alimentos de primeira qualidade para os produtores”, explica e incentiva Chiari.
 
Oportunidade
 
O coordenador do SENAR em Araçatuba, Carlos Eduardo C. Belluzzo, explica que a importância da realização desse curso, bem como todos os outros que a SENAR oferece está na capacitação dos produtores. “Buscamos capacitar mão-de-obra do produtor rural entendendo a necessidade da diversificação das atividades da pequena propriedade”, diz. “Por meio deste curso, viemos oferecer a oportunidade de aprendizado sobre a criação de abelhas e aproveitamento de todos os produtos que são produzidos por elas, como uma fonte extra de renda para o produtor”, finaliza.

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

FlickR
Youtube
Facebook
Twitter