Seja bem-vindo.

Releases
(15/05) Projeto do Ritinha Prates estimula emoções dos usuários por meio da alimentação
Diversos estudos e pesquisas ao redor do mundo mostram que a alimentação interfere de modo significativo nas emoções humanas. Pensando nisso, os setores de Nutrição, Psicologia e Fonoaudiologia do Hospital Neurológico Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), lançaram nesta semana o projeto Nutri Emoções, cujo objetivo é estimular emocionalmente os usuários de forma transdisciplinar.

No projeto, cada terapeuta estimula habilidades cognitivas, psicomotoras, órgãos dos sentidos, prazer, treino de deglutição, mastigação, proporciona a mudança de rotina, trabalha comportamentos, emoções, autonomia, autoestima e socialização. A fonoaudióloga Graziela Moimas Grosso explica que o intuito principal é reviver a memória afetiva dos usuários. A nutricionista Daniela Marino e a psicóloga Rafaela Bocchio também fazem parte do projeto, a primeira selecionando ingredientes e definindo a forma de preparação, e a segunda, abordando aspectos comportamentais dos usuários atendidos, antes, durante e depois da degustação.

As atividades serão desenvolvidas a cada 30 dias, para os usuários com liberação de via oral, e ocorrerá durante a oferta do almoço e jantar, recebendo alimentos diversificados e fora do cardápio habitual pré-estabelecido. Já os usuários sondados receberão os alimentos em pequenas porções colocados nos equipamentos, visando a percepção gustativa.

No primeiro dia do projeto foi oferecida lasanha em três consistências (pastosa, triturada e sólida). O prato foi escolhido pela usuária Rosângela. “Ela nos contou que há pouco tempo separava os domingos para fazer e comer lasanha com a família reunida, e isso nos emocionou muito. No dia que fizemos, ela nos ajudou na preparação, e foi uma emoção tanto pra ela quanto pra nós”, conta Graziela.

“A seleção do alimento ofertado levará em conta relatos de desejos dos usuários e será adaptado a cada tipo de consistência alimentar”, finaliza a fonoaudióloga.

Ritinha Prates

Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates, existe há 42 anos, e trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do hospital, com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas profundas e irreversíveis. Atualmente, atende 60 usuários internos. A entidade também é a mantenedora do Centro Especializado em Reabilitação III – Ritinha Prates (CER III Ritinha Prates), que presta cerca de 500 atendimentos por mês.

Entre os valores da associação, que atende exclusivamente por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), usuários de 40 municípios vinculados ao DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), está o tratamento humanizado, além do respeito a conceitos éticos, morais, ambientais e filantrópicos.

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Twitter
FlickR
Facebook
Youtube