Seja bem-vindo.

Releases
(10/02) A solução está na luz do sol
Ao longo dos últimos anos, a sociedade tem amadurecido a consciência de que a geração de energia precisa ser revista em termos globais. A manipulação dos cursos dos rios e a queima de combustível fóssil já causou estragos demais no planeta. Agora é a vez das novas tecnologias que privilegiam as fontes renováveis. É um passo importante para toda a humanidade. O uso sem impacto ecológico da luz do sol surgiu e tem se firmado com uma alternativa não só viável, mas também lucrativa para as famílias, empresas e governos.

No Brasil, o avanço da instalação de painéis fotovoltaicos é extraordinário. Quem há pouco tempo investiu nesta solução, em sua casa ou estabelecimento profissional, hoje testemunha os benefícios, principalmente no que diz respeito ao orçamento. Relatório divulgado no final do ano passado atesta o sucesso da energia solar no país. De acordo com o Ministério da Economia, até o dia 24 de dezembro, já havia 1,95 GW de potência instalada via painéis, dos quais 1,24 GW instalados somente no ano passado – valor três vezes maior que a previsão inicial da Aneel para o período. E a previsão do governo é que, ainda nesta década, a energia solar atinja quase 10% da matriz energética nacional.

A Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) projeta que a geração distribuída solar fotovoltaica poderá acrescentar mais de R$ 13,3 bilhões em benefícios líquidos, já descontados todos os custos, para os consumidores do setor elétrico até 2035. Os benefícios incluem ganhos pela energia evitada, diminuição de perdas de transmissão e distribuição e postergação de investimentos em novas usinas de geração, linhas de transmissão e infraestrutura de distribuição, entre outros.

A sustentabilidade (e todos os benefícios embutidos nesse conceito) prevalecerá e os valores dos investimentos vão impulsionar de forma cada vez mais intensa o avanço da energia solar. A demanda crescente é um excelente indicativo de que não há mais volta. Estamos dando um passo à frente para um futuro melhor, mais limpo e sustentável.

*Francis Polo é empresário do setor de energia solar em Araçatuba

 


Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

FlickR
Youtube
Twitter
Facebook