Seja bem-vindo.

Releases
(07/12) A Hora e a vez das startups
No mundo atual tudo muda muito rapidamente, ainda mais quando se trata de encontrar soluções para questões que envolvem tecnologia e inovação. Nesse cenário, um modelo de negócio com baixo custo e alta potencialidade de crescimento vem ganhando cada vez mais espaço, a startup. Dados da Fundação Kauffman indicam que o impacto econômico das startups é impressionante: responsáveis pela criação de mais de 50% dos empregos no mundo, também contribuem para o crescimento de diversas regiões geográficas, já que não se expandem apenas em tamanho, mas também em novos locais, além de incentivar o emprego em suas indústrias relacionadas.

O Brasil é hoje o 13º melhor ecossistema do mundo para startups, segundo pesquisa do instituto Startup Genome. De acordo com a StartSe, o maior banco de dados de startups do país, existem atualmente em seu cadastro mais de 9 mil startups registradas. Esse número pode ser ainda maior segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), que aponta para algo entre 10 e 15 mil espalhadas pelo país, levando em conta a falta de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para boa parte delas, que ainda se encontram em fase inicial.

Nessa lista estão desde gigantes do mercado brasileiro, como a iFood, presente em mais de 100 cidades do País e dona de uma cartela com mais de 5 mil restaurantes. Outro exemplo conhecido é a norte-americana Uber, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano que começou como uma startup em 2009 e hoje opera em mais de 600 centros urbanos pelo mundo. A empresa mudou a forma dos brasileiros de se relacionar com o transporte coletivo.

Starups renovam mercados e, em muitos casos, desafiam os modelos existentes. Além de criar novas tecnologias, observam uma inovação e desenvolvem outras maneiras de utilizar o conhecimento. Empreendedores e poder público devem estar atentos ao tema, pois é caminho sem volta. E, nesse sentido, considerando a importância delas para o progresso e o crescimento, incentivos são fundamentais.

*Rodrigo Simon é engenheiro, professor, inventor e palestrante de Birigui

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Facebook
Twitter
Youtube
FlickR