Seja bem-vindo.

Releases
Curso de Turismo Pedagógico no meio rural é realizado em Buritama

Pode ser um passeio e também uma grande lição de aprendizado. Em Buritama, 20 alunos participaram do curso gratuito de Turismo Pedagógico oferecido pelo SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), em parceria com o sistema FAESP/Senar-SP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com apoio da Prefeitura de Buritama, por meio do Departamento de Cultura e Turismo e Casa da Agricultura.

O objetivo foi levar conhecimento para aproximar a sociedade das propriedades rurais. O contato com os animais e o espaço podem ampliar o ensino-aprendizagem de crianças de escolas públicas e privadas.

Com o passar dos anos, a agricultura e pecuária perderam espaço no interior paulista, no entanto, o local pode ir além de abrir porteiras, tornar-se uma oportunidade para vivenciar experiências tão distantes do mundo urbano e uma das primeiras tarefas a serem trabalhadas é a ordenha, alimentação dos animais, passeio de trator e a recreação em um visual repleto de árvores com a melodia dos pássaros.

Em 2017, Buritama se tornou MIT (Município de Interesse Turístico). Para promover o setor, além dos eventos em datas comemorativas, o Departamento de Cultura e Turismo trabalha para levar atrações para o campo. Há dois anos, é oferecido curso de Turismo Rural, este ano, aconteceu a formação em turismo pedagógico, com 32 horas entre teoria, prática e visita técnica em uma propriedade rural.

Segundo o instrutor do Senar, Antônio Carlos Covolan, o turismo pedagógico é uma ferramenta educativa para os proprietários rurais em agregar valores através de baixos investimentos em adequações e preparação da equipe para recepção de crianças, justificados também pela possibilidade de otimizar a sazonalidade durante a semana e por serem grupos agendados previamente.

“Outro grande benefício em receber as escolas se refere à valorização do campo e do produtor rural, através da conscientização do quanto é trabalhoso a produção e do tempo e dedicação necessários para os produtos chegarem à cidade”, afirmou ao salientar que os alunos do curso aprenderam a preparar uma propriedade rural para aplicar as técnicas de turismo pedagógico que irão auxiliar na formação do ser humano.

Covolan ressaltou que, após o curso, o município terá profissionais qualificados para atuar no turismo local e regional. “Inicialmente a preparação de gestores pode agregar valor a propriedade rural, gerando emprego e renda, existe o contexto da sensibilização dos alunos para as questões de planejamento do turismo no município, sendo na sua maioria formadores de opinião”, acrescentou o instrutor.

O diretor de Turismo e Cultura, Wilton Rosalino Borges, comentou que o turismo pedagógico é um modelo educacional que inclui a vivência e experiência fora da sala de aula, em especial, levando os alunos para atividades no meio rural. “O primeiro passo é identificar o público e promover ações para valorizar o setor, já que a atividade pode ser uma oportunidade de conhecer melhor uma determinada região e vivenciar novas histórias, tradições, hábitos e costumes da população local”, enfatizou.

Para Osvaldo Benedito dos Santos, a capacitação foi uma oportunidade para aumentar os conhecimentos na área. “Vai agregar valores no turismo pedagógico, ensinando também crianças e adolescentes na preservação e observação do meio ambiente. Se o município passar a ser estância turística, tenho condições de ajudar pessoas a usarem nossas riquezas naturais, preservando, respeitando e conservando, para que elas não sejam extintas”, frisou.

De acordo com Rosa Tereza Guerbas, o turismo pedagógico é um complemento do turismo rural. “O curso foi de grande importância porque nos mostra que devemos valorizar mais a sociedade rural e aproximar às pessoas das propriedades”, comentou. Conforme Edilza dos Santos Silva Coltre, foi uma nova chance para aprimorar os conhecimentos. “Minha cidade faz parte do MIT e este curso poderá trazer benefícios na minha área profissional. Poder mostrar nossa origem e repassar os conhecimentos é gratificante, principalmente, para as crianças”, finalizou.

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Youtube
Twitter
Facebook
FlickR