Seja bem-vindo.

Releases
(17/09) Rodrigo Simon, o engenheiro e inventor que está trazendo a NASA para a região
Rodrigo Simon é um dos principais responsáveis pela realização do Science Days em Araçatuba (SP). Trata-se de uma das maiores feiras de ciências do mundo, e que ocorrerá na cidade nos dias 24 e 25 de setembro. Organizado pelas agências espaciais americana (NASA), europeia e brasileira, o evento ocorrerá no UniSalesiano, e conta com parceria da prefeitura municipal. A expectativa é que o local seja visitado por mais de 15 mil participantes, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos, empresários, cientistas etc.
 
Elo entre a NASA e o UniSalesiano, o engenheiro, docente do curso de engenharia, palestrante e inventor Rodrigo Simon esteve em 2016 na Innovation Week, uma semana de imersão no Programa Inovação e Tecnologia, na agência espacial americana, realizado na Flórida. O convite para a participação dele partiu de Jefferson Michaelis, Diretor do Kennedy Space Center Academy e também Presidente da Câmera Brasil-Flórida de Comércio. Começava ali uma amizade e parceria que resulta agora no Science Days.
 
Naquele mesmo ano, Michaelis esteve no UniSalesiano e palestrou na Semana de Engenharia. Dessa aliança surgiu a oportunidade de alunos dos cursos de Engenharia e docentes irem aos EUA para participar do Innovation Tech Week Draft, no ano seguinte. Rodrigo Simon os acompanhou. Amadurecida a ideia da feira em Araçatuba, confirmada no final do ano passado, Simon explica que serão ministradas no evento palestras e conversas com cientistas, astronautas e diretores da NASA. Haverá uma exposição especial em comemoração aos 50 anos da Missão Apollo.
 
Tecnologia aeroespacial
 
“Os visitantes poderão ver itens de várias missões Apollo, como trajes espaciais, alimentação de astronauta, equipamentos eletrônicos, réplicas em escala de diversas naves e módulos, além da apresentação dos veículos de exploração espacial chamados de rovers, da Missão Osiris REX”, afirma Simon.
 
Empresas renomadas farão exposição nas áreas de automação industrial e agrícola; geração e distribuição de energia elétrica convencional, solar e fotovoltaica; realidade virtual e aumentada; tecnologia aeroespacial; escola de tecnologia que trabalha com robótica, como drones; e tecnologia na área de saúde, como próteses e equipamentos médico-hospitalares.
 
Trabalhos científicos de escolas públicas municipais e estaduais serão apresentados, bem como de escolas particulares e, ainda, de escolas da Rede SESI de Penápolis, Birigui, Araçatuba e Guararapes, e do SENAI de Araçatuba, que apresentarão projetos na área de mecânica, eletrônica, robótica, mobilidade urbana, FabLab e experimentos científicos. Ao mesmo tempo, ocorrerão mostras tecnológicas e científicas de trabalhos, projetos e protótipos desenvolvidos por acadêmicos do UniSalesiano, envolvendo diversos cursos.
 
Criativo e inventor
 
Batalhador e sonhador desde criança, Rodrigo Simon, nasceu em São Caetano do Sul e precisou mudar-se para Birigui devido a uma doença que se agravava com a poluição. Foi um dos condutores da Tocha Olímpica durante a Olimpíada de 2016, no Brasil. Tratou-se de mais um capítulo com final feliz, na história de superação de Simon. Aos 12 anos precisou ajudar a família com as contas do mês e passou a vender queijo, milho, sorvete e ovos nas ruas para contribuir com o pai, que deixou emprego e tudo o que tinha para mudar-se para Birigui.
 
Formou-se em Engenharia da Computação, fez pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e atualmente cursa Mestrado em Engenharia Elétrica. “Sempre tive o sonho de deixar um legado, algo que pudesse ajudar as pessoas. A engenharia me ajudou muito nisso, pois agora tenho o conhecimento e as ferramentas necessárias para resolver, de forma simples e rápida, problemas comuns ao nosso dia a dia”, conta.
 
Criativo, tornou-se inventor. A primeira grande invenção de Simon surgiu há cerca de cinco anos, quando pensou, junto com um amigo, na Cadeirinha Smart. Trata-se de um dispositivo que fica acoplado à cadeirinha ou assento infantil do carro que protege a criança de esquecimento, fato que tem se tornado lamentavelmente comum nos últimos tempos. A ideia rendeu a ele várias oportunidades, como participação no reality show Shark Tank Brasil, do canal Sony, no qual teve sua ideia aprovada e financiada pelo empreendedor João Apolinário, CEO da Polishop. Ele também criou o airbag de piscina, para evitar o afogamento de crianças.
 
Segundo Simon, o Science Days proporcionará à região um grande salto em apresentações de Feiras de Ciências. Para participar das atividades, é necessário que o interessado faça gratuitamente o credenciamento no site www.unisalesiano.com.br

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

FlickR
Youtube
Twitter
Facebook