Seja bem-vindo.

Releases
(24/08) Família é tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência
A Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), vai realizar entre os dias 26 e 30 de agosto, atividades relativas à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. O evento é voltado para familiares dos usuários atendidos pela entidade e também para colaboradores. O objetivo é proporcionar a interação das pessoas com deficiência e suas famílias, além de promover a participação efetiva dos familiares na rotina diária e em diferentes atrações.

Neste ano, o tema da semana é “Família e Pessoa com Deficiência - Protagonistas na Implementação de Políticas Públicas”, como explica a presidente da associação, Maria Aparecida Nascimento Xavier (Cida). “O objetivo é expor para a sociedade a importância da inclusão dos nossos usuários, e mostrar que eles têm os mesmos direitos de qualquer outro cidadão”.

Com a semana, a instituição também tem o objetivo de proporcionar aos usuários a interação com os familiares. Ainda de acordo com Cida, o papel da família na inclusão da PCD na sociedade é de fundamental importância. “A família é a porta para o processo de inclusão social, por isso essa semana de conscientização é importante não apenas para os colaboradores da associação, mas para os pais e familiares dos usuários também. Eles precisam ser os primeiros a quebrar a barreira do preconceito”, conclui.

Segundo o último Censo, realizado em 2010 pelo IBGE, o Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência. Isso equivale a quase um quarto da população brasileira (23,9%). Nesse total, a deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros. “Estamos falando de algo que impacta a vida de uma imensidão de cidadãos, cuja abordagem deve ser tratada por meio de políticas públicas, pois afeta pessoas de todas as escolaridades, independentemente de sexo, raça, religião ou nível social”, ressalta Cida.

“Apesar das conquistas e evoluções, ainda há muito o que ser feito e alcançado, com movimentos que visem a garantia dos direitos”, relembra. Segundo a diretoria da Associação, as atividades são uma maneira de reafirmar que os PCDs são pessoas que merecem a atenção da população e do poder público. “Essas ações (da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência) são importantes para mostrarmos que eles têm sentimentos, como qualquer um de nós, e que gostam de momentos de diversão e de alegria”, afirma.

Programação e lei

Os cinco dias de atividades na Ritinha Prates incluem culinária, lazer e entretenimento. Confira:

- 26/08: Culinária afetiva, para pais e filhos;
- 27 e 28/08: Cama elástica e algodão doce;
- 29/08: Festa em comemoração aos aniversariantes do mês;
- 30/08: Cinema em família.

No Brasil, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada entre os dias 21 a 28 de agosto. O período foi instituído em 2017, quando foi sancionada a Lei 13.585, e é dedicado ao debate para colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para a inclusão social.

A Ritinha Prates

Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates existe há 42 anos, e trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates, com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas profundas e irreversíveis. Atualmente, atende 60 usuários internos. A entidade também é a mantenedora do Centro Especializado em Reabilitação III – Ritinha Prates (CER III Ritinha Prates), que presta cerca de 500 atendimentos por mês.

Entre os valores da associação, que atende exclusivamente por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), usuários de 40 municípios vinculados ao DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), está o tratamento humanizado, além do respeito a conceitos éticos, morais, ambientais e filantrópicos.

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Youtube
Facebook
Twitter
FlickR