Seja bem-vindo.

Releases
(04/07) Confira a programação rural da Expô Araçatuba 2019
O SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste) definiu a programação rural da Exposição Agropecuária de Araçatuba (Expô Araçatuba), que será realizada de 5 a 14 de julho, no recinto Clibas de Almeida Prado. Na 60ª edição do evento, o cronograma relacionado ao agronegócio inclui diversas atividades, como a Feira Genética (exposição de animais das fazendas participantes, para amostra e comercialização), leilões, julgamentos, provas, cursos e palestras. Para separar a parte de entretenimento da parte rural, esta última é chamada Agro SIRAN.

No total, a Expô contará com a participação de mais de 1100 animais (sendo pelo menos 600 bovinos, 300 ovinos e 200 equinos), reunidos nas diversas atividades previstas. Eles pertencem a cerca de 230 criadores (12 de bovinos, 15 de ovinos e mais de 200 de equinos – somados os competidores das provas equestres), de 14 raças (7 bovinas, 5 ovinas e 2 equestres). Os animais expostos vão ocupar 8 pavilhões do parque. “Temos que lembrar sempre que se trata do maior evento de agronegócio do Noroeste Paulista. E que ele destaca a vocação regional para a agricultura e a pecuária. Por isso, a cidade e a região se reconhecem e precisam valorizar cada vez mais a Expô e o Agro SIRAN”, diz o presidente do sindicato, Fábio Brancato.

De acordo com a zootecnista Daniele Almeida, coordenadora das ações rurais da Expô, a região de Araçatuba é um polo genético e os criadores estão trazendo para a feira animais exemplares, da mais alta qualidade. “Eles (os criadores) vão apresentar aqui o que a região tem de melhor e certamente farão excelentes negócios”, afirma Daniele. O cronograma está sujeito a alteração. As informações podem ser acessadas no site do SIRAN (www.siran.com.br) e pelos números: (18) 3607-7826 e (18) 3305-5369.

Genética, leilões e julgamentos

A Feira Genética contará com a presença de sete raças bovinas (Nelore, Brahman, Tabapuã, Senepol, Araguaia, Sindi e Gir), com a exposição de mais de 100 animais, de 12 criadores. Em relação aos ovinos, as cinco raças (Dorper, Ile de France, Santa Inês, Suffolk e White Dorper) pertencem a 15 criadores. Já as duas raças equinas (Quarto de Milha e Mangalarga) reunirão mais de 200 criadores, que participarão de provas esportivas e deixarão os animais expostos para visitação do público.

Quatro leilões serão realizados entre os dias 7 e 14. O primeiro (7), será o Terra Boa, com início às 13h, na propriedade de mesmo nome, em Guararapes, com a oferta de 200 animais das raças Nelore e Brangus, e transmissão pelo Canal Rural. No dia 11, haverá dois leilões, no mesmo horário, às 20h. Um deles, o Brahman Extra, dos criatórios Brahman Vitória e Seg Brahman, será virtual (Terra Viva), com ponto de apoio no Recanto Brahman, e oferta de 50 touros e 50 fêmeas. O outro, Terra do QM, também virtual, pela página da Força Leilões no Facebook, com ponto de apoio na Casa do Quarto de Milha, no recinto, com a disponibilização de 20 animais. E no dia 14, domingo, às 14h, ocorrerá o 11º Especial de Touros, dos criatórios Ônix e Zeus, com a oferta de 200 animais Nelore PO, de forma virtual e transmissão pelo Canal do Boi.

Nos dias 12 e 13 serão realizados os julgamentos do Mangalarga e dos ovinos. Os equinos entrarão no recinto no dia 11, serão julgados nos dias 12 e 13, com saída nos dias 13 e 14. As raças ovinas participarão da 22ª Exposição de Ovinos, que contará com animais para julgamento, exposição e comercialização. Os animais entrarão no dia 10, serão julgados nos dias 12 e 13, e sairão no dia 14. Os julgamentos serão ranqueados pelo torneio Cabanha do Ano, da Aspaco (Associação Paulista dos Criadores de Ovinos), e pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Suffolk (ABCOS). 

Provas, cursos e palestras

Três provas equestres serão realizadas entre os dias 6 e 9, nas modalidades ranch sorting (06/07), team penning (07), e laço em dupla (09), e contarão com o apoio do Núcleo Noroeste Paulista de Cavalo Quarto de Milha (NNPCQM). A previsão é que as competições reúnam cerca de 220 participantes. 

Os cursos e palestras técnicas também são destaques na programação rural da feira. Nos dias 8 e 9, será realizada na pista de ranch a 1ª Clínica de Rédeas e Ranch Sorting, com o treinador Edmar Bezerra, a partir das 8h até as 19h. Também no dia 8, ocorrerá a palestra Cerca elétrica (TruTest) e capim Cynodon Dactylon (tifton de semente) - BarenBrug -, na Casa do Quarto de Milha (NNPQM). No mesmo local, no dia 10, às 19h30, haverá a palestra Alimentação para cavalo de competição, promovida pela empresa Presence. As palestras são gratuitas.
 
No dia 11, haverá duas palestras, uma na sequência da outra, a partir das 8h, no auditório do recinto: Considerações sobre o Sistema Plantio Mecanizado de Cana e a Experiência da DMB, com o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, que é gerente de marketing da DMB; Uniport 3030 Canavieiro e Uniport 3030 NPK - Tecnologia para tratos culturais da cana, com o engenheiro agrônomo Fábio Pernasse Torres, que é gerente de Vendas para cana-de-açúcar da Jacto. Promovidas pela Coplacana, também são gratuitas.
 
No dia 12, serão realizadas três palestras técnicas, sendo uma às 9h30 (Qualidade do leite: a legislação como ferramenta produtiva na atividade leiteira), com o diretor do Centro de Pesquisa de Bovinos de Leite do Instituto de Zootecnia, Luiz Carlos Roma Júnior; outra às 10h30 (Realidades e desafios da produção de leite orgânico); e a terceira, às 11h30 (Sucessão familiar, promovida pelo sistema FAESP/SENAR-SP e pelo Sebrae). No dia 13, às 9h, será realizada a palestra “Agricultura sustentável”, com o consultor técnico da Associação dos Produtores de Agricultura Natura (Apan), Kunio Nagai. No mesmo dia, às 10h, ocorre a palestra A Agricultura Orgânica e o Protocolo de Transição Agroecológica no Estado de São Paulo, com o engenheiro agrônomo e pesquisador Sebastião Wilson Tivelli.

Memorial, tratores e parceiros

O Agro SIRAN contará ainda com o Memorial do Fazendeiro, local que contará com equipamentos, objetos e documentos antigos que ilustram parte da história de Araçatuba, do sindicato e da Expô, assim como uma exposição de tratores antigos. A arqueiria São José do Rio Preto e a HSC Centro de Equoterapia também estarão novamente na feira, bem como associações de produtores rurais, expondo o que produzem e as atividades que executam, e a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) – antiga CATI.

Parceiros comerciais do SIRAN também estarão presentes na área dedicada ao campo, como as cooperativas Coplacana, Cooperativa dos Produtores de Leite do Baixo Tietê, as empresas de produtos agropecuários LB Agro, Ponto Agrícola, PEC e Umbicura, as revendas de tratores Tracan e LS, as empresas de troncos e balanças ACB Baltec, Beckhauser e Líder, a empresa de energia solar fotovoltaica Ecori, e três agentes financeiros (Banco do Brasil, Bradesco e Credicitrus), que vão dispor de dois caixas eletrônicos para o público.

Oito pavilhões serão ocupados durante a feira: 4 (Seg Brahman e Brahman Vitória); 12 (Ônix e Zeus); 13 (Fazenda Santa Rita – Raça Araguaia e Veiga Agropecuária); 14 (Strang e Fazenda São Lucas, Tabapuã BUGA e Nelore RB); 16 (Chin Chinelo Senepol); 18 e 19 (com diversos criatórios equinos das raças Mangalarga e Quarto de Milha); e o pavilhão de ovinos, com 15 criatórios.

No primeiro domingo da Expô (07), o Centro de Tradições Culturais Araçatuba vai realizar uma Queima do Alho Solidária, com renda revertida para a APAE local. O evento ocorrerá no Parque do Peão, dentro do recinto, com entrada pelo portão 10, das 11h às 16h. Trata-se da 2ª etapa do circuito regional da Queima do Alho do Interior Paulista (a primeira foi realizada em abril), que vai definir a comitiva que participará do concurso nacional da Queima do Alho, na Festa do Peão de Barretos (SP), em agosto. Os convites estão sendo vendidos antecipadamente a R$ 20,00, na APAE (Rua Pedro Martinês Marin, 8, Jardim Amizade – 18 3636-7654).

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Youtube
Facebook
Twitter
FlickR