Seja bem-vindo.

Releases
(23/04) CLIENTE NA MÍDIA: Para além do cálculo de impostos

Artigo

Para além do cálculo de impostos

*André Américo

O próximo dia 25 é dedicado ao profissional que cuida das questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa: o contador. Está sob a responsabilidade desse profissional a organização e a execução de serviços de contabilidade em geral, escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, levantamento de balanços e demonstrações perícias judiciais e extrajudiciais, revisão de balanços e de contas em geral, revisão permanente de escritas financeiras, fazer os registros contábeis, cuidar da documentação, abertura e fechamento de empresas, prestar assessoria, fazer declarações de Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas e jurídicas, escriturações, demonstrações contábeis e análises de balanços. Convenhamos, é muita coisa!

No seu cotidiano, o contabilista lida com planilhas, demonstrativos de resultados, contas a pagar e a receber, guias de impostos, leis e muitos, mas muito números. Para exercer as suas atividades, ele precisa der graduado em contabilidade, com titulação reconhecida pelo MEC e obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Muito além disso, no fim das contas (sem querer fazer trocadilho e já fazendo), para que tenha um bom desempenho, deve possuir conhecimentos avançados de matemática financeira, organização, precisão, conhecimentos de leis tributárias, vontade de manter-se atualizado, gostar de cálculos matemáticos, ser organizado, ter o hábito da leitura, ser atento aos detalhes, ter visão dimensionada, planejamento de trabalho definido, postura crítica, segurança diante de problemas e ser flexível.

Espero que estes dois primeiros parágrafos deem a dimensão de que a contabilidade exige extrema atenção e responsabilidade. Dada essa exposição, proponho que o Dia do Contabilista sirva para que façamos uma reflexão (contadores e sociedade em geral) sobre o que significa ser um profissional de contabilidade e qual a sua importância. O fato é que o contador deve fazer muito mais do que conciliações, apurações de impostos e cálculos fiscais. Trata-se de um parceiro para ajudar o empresário na conquista dos seus objetivos corporativos.

        Ou seja, o contador é um estrategista, um planejador, um consultor avançado de negócios. Sendo assim, obrigatoriamente, a bem de seu sucesso profissional, tem que se atualizar, reciclar, reposicionar constante e diria até permanentemente perante o mercado. Deve-se levar em conta, inclusive, todas as expectativas colocadas sobre eles por clientes, funcionários e principalmente pelo governo, que cada dia utiliza mais e mais recursos tecnológicos para fechar o cerco sobre as empresas.

Que utilizemos a tecnologia e, principalmente, o conhecimento, em nosso favor, pois fazemos a diferença no sucesso das empresas e, por que não dizer, do país. Parabéns, a todos os contadores!

*André Américo é empresário contábil em Araçatuba


Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Youtube
Twitter
Facebook
FlickR