Seja bem-vindo.

Releases
(18/09) Seminário aborda energias renováveis e eficiência energética

O estado de São Paulo possui grande potencial de irradiação solar em SP, assim como biomassa, para a geração de energia elétrica. Em relação à energia fotovoltaica, atualmente, a capacidade paulista instalada é de aproximadamente 121 MW, sendo que outros 300 MW estão em processo de instalação. A informação foi disponibilizada durante o seminário Energias Renováveis e Eficiência Energética, promovido pela Prefeitura de Araçatuba (SP), Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Alta Noroeste.

 

        Com 10 palestras ao longo do dia, o evento foi realizado no campus da Unip (Universidade Paulista) e contou com a participação de autoridades, empreendedores do setor de energia, assim como empresários de outras áreas, interessados em adquirir conhecimento sobre o assunto e investir no sistema, e formadores de opinião. Os temas variaram de Cogeração de Energia, e Tecnologia Diesel, Gás e Biometano, a Soluções em Energia Solar Fotovoltaica (tema mais recorrente da programação). Assim, os participantes souberam da importância que a energia foltovoltaica, que, segundo palestrantes, desde já passa a ter grande importância para a matriz elétrica do Estado.

 

        Para o diretor da Asolar Acessários Solares, Newton Koeke, eventos como o seminário são muito importantes para levar informações relevantes à sociedade e fomentar o setor. “Os especialistas que participaram do evento trouxeram dados que dão a exata medida da importância, conveniência e até mesmo da necessidade de a energia fotovoltaica fazer parte da matriz energética nacional. Em países mais desenvolvidos, esse setor ganhou espaço, como na Alemanha, que tem incentivos à produção de energia renovável. O Brasil dispõe de situações naturais muito favoráveis à energia solar, e cada vez mais com condições econômicas para que empresas e cidadãos comuns comprem o sistema fotovoltaico, já que existem linhas de financiamento e até consórcio para isso”, avaliou.

 

O Seminário

 

Com o evento, os organizadores tiveram como objetivo o intercâmbio de conhecimentos sobre as possibilidades tecnológicas para a geração de energia a partir de fontes renováveis e abordando temas como energia fotovoltaica, biomassa, energia solar térmica, bioeletricidade, geração de energia e inserção na matriz elétrica e biogás. “A discussão sobre as energias renováveis é sinônimo de desenvolvimento para a região. Serão apresentados temas que trazem alternativas à energia elétrica comum, tendo em vista as frequentes quedas e problemas de abastecimento por todo o país”, explica o secretário da SMDERT (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho), Marcelo Mazzei.

 

São apoiadores do seminário o Governo do Estado de São Paulo, Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Udop (União dos Produtores de Bioenergia), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), Abrasol (Associação Brasileira de Energia Solar Térmica), Cogen (Associação da Indústria de Cogeração de Energia), CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e Gás Brasiliano.


Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Youtube
FlickR
Facebook
Twitter