Seja bem-vindo.

Releases
Parceria leva dentistas de graça a trabalhadores da cinstrução civil de Araçatuba

O trailer vermelho, com água, luz, esgoto e internet chama a atenção de quem passa pelo canteiro de obras. Instalada no residencial Luísa, empreendimento da Lomy Engenharia, no bairro Guanabara, a Unidade Móvel de Odontologia do SESI virou a estrela do local. Por dia, o dentista e sua assistente atendem, em média, cinco colaboradores. E nenhum deles paga pelo tratamento. O projeto “Dentista na Construção” é fruto de uma parceria do Sindicato das Indústrias da Construção Civil da Região Oeste do Estado de São Paulo (SindusCon OESP) com o SESI-SP. Arca com os custos a construtora associada que solicita o serviço.

O consultório ficará no Luísa de um a dois meses, dependendo do número de colaboradores interessados em passar espontaneamente pela unidade. No residencial, ao todo, são cerca de 600 colaboradores, e a expectativa da engenheira da obra, Adriana Aparecida Coelho Zavanelli, é que ao menos 100 necessitem de tratamento. Cabe a ela estimular a participação da equipe, e, principalmente, fazer uma pré-triagem e orientar para o agendamento da avaliação.

Avaliações

Um dos pré-selecionados foi o servente de pedreiro Anderson Araújo Matos, de 23 anos. Há dois anos sem ir ao dentista, ele passou por avaliação e vai precisar de mais uma consulta para trocar restaurações. “A gente acaba não indo (ao dentista) por falta de tempo ou de dinheiro e vai deixando o tempo passar. Agora, foi tudo resolvido. E o serviço é muito bom, de qualidade mesmo. Estou bastante contente com esse suporte que a empresa dá pra gente”, comenta Matos.

Quem também comemora a parceria entre o SindusCon OESP e o SESI é o engenheiro Luís Fernando de Arruda Ramos, proprietário da Lomy Engenharia. Para o empresário, tanto colaboradores quanto a construtoras saem ganhando com o projeto. “Com o tratamento realizado na obra, gratuitamente, o colaborador pode economizar e manter em dia sua saúde bucal. Para a empresa também é interessante, pois ele não precisa sair da obra, faltando a um ou mais dias de trabalho, além de a equipe se mostrar agradecida”, explica Ramos.

De acordo com o presidente do SindusCon OESP, Aurélio Luiz de Oliveira Júnior, mais de 2 mil trabalhadores da construção civil de Araçatuba terão a oportunidade de fazer tratamento odontológico de graça. “Esse projeto, assim como a campanha Imóvel Investimento Certo e o Guia Prático do Investidor de Imóveis, lançados recentemente, além da excelente negociação do dissídio coletivo concretizada com o sindicato dos empregados, é mais uma ação do SindusCon OESP para reafirmar o momento singular da construção civil em Araçatuba e continuar fomentando o setor”, afirma Oliveira Júnior.

O Atendimento

A Unidade Móvel de Odontologia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Segundo o dentista Valderício Martinez de Mello, que atua há 30 anos na profissão, sendo 29 deles no SESI, os problemas mais comuns dos colaboradores da construção civil são cárie, tártaro e perdas ósseas. Ele também explica que casos mais complexos, como canal, são encaminhados à unidade local do SESI. “O resultado dos projetos que incluem a unidade são realmente muito satisfatórios. Posso afirmar que a aceitação por parte dos pacientes é de 100%”, diz Mello.

Antes de Araçatuba, a unidade do SESI estava Andradina, onde permaneceu por um ano. O contrato entre o SindusCon OESP e o SESI tem duração de 12 meses e pode ser renovado pelo mesmo período.

O Sindicato

O Sinduscon OESP foi fundado em 1991, abrange os 42 municípios da região administrativa de Araçatuba, e possui atualmente cerca de 30 associados, dentre empresas de obras residenciais, comerciais, industriais, habitação popular, obras públicas e privadas. As principais atribuições do sindicato são assessorar os associados em suas necessidades técnicas e operacionais de construção civil, assim como representa-los coletivamente em situações administrativas, legislativas e jurídicas, e também emitir e divulgar pareceres sobre projetos de qualquer natureza, que digam respeito, direta ou indiretamente, aos seus interesses.

 


Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Twitter
Youtube
FlickR
Facebook