Em mais uma ação voltada à sustentabilidade e à melhoria da qualidade de vida no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), está promovendo em Araçatuba e região o curso Jardim Filtrante, uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa para o tratamento ambientalmente correto das chamadas águas servidas ou águas cinzas provenientes de pias, lavatórios, chuveiros e lavanderias.
Voltada a produtores e trabalhadores rurais, a capacitação busca ampliar o conhecimento sobre as formas adequadas de manejo e disposição do esgoto doméstico em áreas sem rede pública de saneamento. O curso estimula a reflexão sobre as práticas atuais e apresenta o Jardim Filtrante como uma solução sustentável para a disposição segura das águas residuais, contribuindo para a conservação dos recursos naturais, a eliminação de focos de contaminação e a promoção da saúde e da qualidade de vida no campo.
De acordo com o instrutor do Senar, Edson Biffe, o sistema é inovador e eficiente. “O Jardim Filtrante funciona como um pequeno lago impermeabilizado, preenchido com pedras e areia, no qual são inseridas plantas aquáticas adaptadas a ambientes úmidos. Essas macrófitas, em conjunto com micro-organismos presentes nas raízes, promovem a filtragem e o tratamento da água, sem causar impacto ambiental”, explica Biffe.
Aprendizado prático e sustentabilidade em ação
Durante o curso, os participantes vivenciam na prática todo o processo de implantação e manutenção do sistema, utilizando materiais simples e vegetação específica. A primeira capacitação aconteceu na propriedade Água Limpa, em Araçatuba (SP), reunindo cerca de 15 participantes que acompanharam todas as etapas da estruturação ao funcionamento do sistema e, além disso, outras formações também foram realizadas em Piacatu e Buritama, ampliando o alcance da iniciativa no campo.
Além de reduzir riscos sanitários, o Jardim Filtrante melhora o aspecto visual das propriedades, contribui para a preservação da água e do solo e reforça o compromisso da agricultura com a sustentabilidade. O coordenador do Siran para as ações do Senar-SP, zootecnista Carlos Belluzzo, destaca que a iniciativa reforça o papel do sistema na disseminação de práticas sustentáveis.
“Nosso objetivo é oferecer capacitações que realmente façam diferença na rotina do produtor, levando conhecimento técnico, soluções ecológicas e tecnologias que contribuam para um campo mais produtivo, saudável e ambientalmente responsável”, afirma Belluzzo.
A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo, fortalecendo a promoção de ações sustentáveis em benefício das famílias do campo.
Os interessados em participar das ações do Siran e do Senar-SP podem ligar ou enviar mensagem pelo WhatsApp para a entidade, nos telefones (18) 3607-7826 ou (18) 98826-5100, e falar com Carlos Belluzzo ou Rebeca Cristine.