Seja bem-vindo.

Releases
(20/06) Sérgio Izidoro: sério, inquieto e focado no cliente

Quem se dispuser a ouvir o que o empresário de Birigui (SP), Sérgio Izidoro, tem a dizer, tanto da sua vida pessoal quanto profissional, precisa reservar um bom tempo para essa ação. Isso porque ele tem muita história boa para contar e gosta de conversar. Embora seja conhecido como uma pessoa séria e com muito conhecimento técnico sobre a sua área de atuação, expõe com desenvoltura outros assuntos que o interessam, como vida na roça, olericultura (cultivo de hortaliças), cultura popular e relações familiares, dentre outros.


Aos 61 anos, sendo o décimo de 11 irmãos, filho de trabalhadores rurais humildes, é um homem simples com uma jornada de superação. A criança que começou a trabalhar com cinco anos na lavoura de café, passou pelos cargos de empastelador (quem passa cola), auxiliar de escritório, montador e soldador, foi líder de uma cooperativa calçadista, hoje é dono de uma fábrica de calçados anatômicos originais (chinelos, mules, sandálias, papetes, sapatilhas e sapatos).

Curioso, criativo, persistente, Izidoro criou a empresa em 2015, a partir de um produto inovador – um tapete massageador multiuso feito em EVA –, desenvolvendo e adaptando por conta própria boa parte dos equipamentos da indústria, visando a ergonomia e a segurança dos colaboradores. Atualmente, divide a administração com as três filhas, Ana Cláudia, Amanda e Aline, sendo o diretor de Desenvolvimento da marca.

Princípios e valores

Homem convicto, de posições firmes, rigoroso com conceitos morais, ele leva para a fábrica princípios e valores que o fizeram vencer na vida: ética, inovação, respeito, responsabilidade e transparência. “Não gosto de fazer nada mais ou menos e sou avesso à desonestidade”, resume. Izidoro faz questão de deixar isso claro para todos os colaboradores da empresa, que tem gestão horizontal, abordagem de estrutura menos rígida de organização, que dá mais autonomia aos colaboradores na tomada de decisão e também maior responsabilidade. “Os nossos processos e procedimentos são humanizados e contato direto entre a diretoria e o colaborador é facilitado”, explica.

O empresário nunca deixa de estudar. Fez datilografia, curso técnico em edificações e começou a cursar curso superior de Letras. Hoje, mesmo sobrando pouco tempo para ações formais de aprendizado, todo santo dia ele lê ou assiste a vídeos sobre métodos, processos e procedimentos relacionados a sua área de atuação. “O aprendizado me atrai. Quando percebo algo que vai me trazer conhecimento, faço questão de me concentrar no assunto.”

Empreendedorismo e foco no cliente

Na empresa de Izidoro todos os produtos são desenvolvidos internamente a partir de estudos e pesquisas que levam em conta aspectos técnicos rigorosos, como densidade e resistência das matérias-primas, espessura e inclinação dos componentes, entre outros critérios. E quando assunto é empreendedorismo, inovação e sucesso, Izidoro toca sempre nas mesmas teclas: estudo, trabalho, esforço, rigor técnico, foco em soluções para o cliente.

“Foi assim que aprendi e é isso que eu passo para as minhas filhas e colaboradores. Primeiramente, faça o que você gosta, sente prazer em fazer. Pesquise detalhadamente e planeje o seu negócio com o máximo de informações, as mais precisas possíveis. Tenha foco. O sucesso chega para quem se dedica ao trabalho, sendo honesto com os seus propósitos, princípios e valores”, comenta.

Sobre o futuro, Sérgio Izidoro afirma que deseja continuar sendo uma organização familiar bem gerida, com sustentação permanente a longo prazo. “Independentemente do tamanho, queremos ser referência em calçados anatômicos voltados para a saúde, com produtos de excelência que transformam a vida das pessoas.”

Por fim, uma dica importante: na conversa com Izidoro, não diga que a fábrica dele é apenas mais uma indústria de calçado em meio a tantas de Birigui. Ele vai torcer o nariz. “Sem demérito algum a todas as outras, pois cada uma possui as suas características, diferenciais e qualidades. O que fazemos de fato são produtos destinados à saúde das pessoas, e que têm o formato de calçado, mas que não são desenvolvidos apenas para calçar os pés, e sim para amenizar dores causadas por vários problemas nos pés, nas pernas e na coluna. Tanto é diferente que eles não são vendidos em lojas de calçados, por exemplo, mas sim em unidades especializadas em produtos de saúde.”

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Twitter
Youtube
Facebook
FlickR