Seja bem-vindo.

Releases
(18/03) Especialista alerta sobre transmissão do novo coronavírus pelos olhos

O coronavírus (Covid-19) pode ser transmitido pelos olhos, de acordo com alerta da AAO (Academia Americana de Oftalmologia). Como a transmissão do coronavírus se dá de forma viral, pelo contato, é importante se atentar a tudo o que pode conter gotículas de saliva, transmitidas pela fala, tosse, beijo ou espirro. Ou ainda, por superfícies contaminadas, como as mãos, objetos, maçaneta, botão do elevador, corrimão de escada, apoio do ônibus. O contágio acontece com o contato dessas gotículas com a nossa mucosa dos olhos, da boca ou do nariz.

 

“No Brasil, já existem mais de 300 casos confirmados, segundo o Ministério da Saúde. Em Araçatuba, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, já são 23 casos suspeitos, por isso, os cuidados e higiene devem ser redobrados”, afirma a oftalmologista Ana Carolina Capelanes. O coronavírus é um vírus de gripe, de influenza, assim como são os resfriados comuns, as gripes, a H1N1, entre outras e pode, inclusive, causar desde um resfriado até pneumonias ou complicações mais graves. Ele existe desde 1960. Mas, no caso do novo coronavírus, a doença apareceu com outra variação ainda não identificada, chamada 2019-nCoV.

 

Essa variação é mais perigosa porque provoca sintomas como febre e problemas respiratórios. Os primeiros casos da doença, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), surgiram em Wuhan, na China. Os principais sintomas são febre (acima de 37º), tosse seca, tosse com secreção e coriza. Em casos mais graves, pode vir a apresentar dificuldade para respirar e insuficiência renal.

 

“As únicas formas de prevenir a doença são a de evitar aglomerações, lavar as mãos, usar álcool gel, evitar tocar o rosto, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com lenço de papel e manter o distanciamento de um metro ao conversar com as pessoas”, finaliza Ana Carolina.

 

Dicas

 

1-   Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;

2-   Evite colocar as mãos no rosto (olhos, bocas e nariz);

3-   Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

4-   Evite aglomerações se estiver doente;

5-   Mantenha os ambientes bem ventilados,

 

6-   Não compartilhe objetos pessoais.


Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Youtube
FlickR
Facebook
Twitter