Seja bem-vindo.

Releases
(07/12) Construção ajuda a elevar o PIB
Levantamento divulgado recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil no 3º trimestre deste ano indica crescimento de 1,2% da economia brasileira em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Nesta base de comparação, a construção civil foi o setor que registrou o maior incremento, com 4,4% – a segunda alta da atividade após cinco anos consecutivos de queda. 

Conforme os dados, o resultado do setor foi puxado pela construção imobiliária. Em todas as bases de comparação a construção civil cresceu e ajudou a puxar a alta do PIB do país: alta de 1,3% da construção e de 0,6% no PIB no 3º trimestre de 2019, em relação ao 2º trimestre do mesmo ano; o setor acumula alta de 1,7% de janeiro a setembro de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018 – o PIB cresceu 1,0% nesse intervalo; o crescimento acumulado da construção é de 0,4% nos últimos quatro trimestres, quando o PIB registrou alta de 1,0%; o 3º trimestre de 2019, em relação ao 3º de 2018 do ano passado, registrou alta de 4,4% – o crescimento do PIB foi de 1,2% no período.

Passados 20 trimestres consecutivos de queda nos investimentos do setor, eles voltam a crescer indicando clara mudança de rota no cenário econômico. Vale lembrar que a construção responde por mais de 50% dos investimentos nacionais. Na região Noroeste Paulista, é possível notar esse movimento ascendente nos lançamentos e anúncios feitos neste segundo semestre do ano em Birigui e Araçatuba.

O aquecimento está ligado a expectativa de mercado, principalmente com a baixa de juros e o cenário econômico mais favorável. É fato que a confiança do setor é proporcional aos sinais apresentados pela economia brasileira e seus indicadores. A queda na taxa Selic aos menores patamares da história e novas formas de oferta de crédito começam a oportunizar negócios para outras faixas da população, com demanda reprimida durante a recessão.

Que o período de crise tenha servido de aprendizado para o setor e que as empresas tenham no planejamento e na gestão as melhores ferramentas para o desenvolvimento sustentável.

*Aurélio Luiz de Oliveira Júnior é presidente do Sinduscon OESP

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Facebook
FlickR
Twitter
Youtube