Seja bem-vindo.

Releases
(17/06) SIRAN divulga a programação rural da Expô

O SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste) definiu a programação rural da Exposição Agropecuária de Araçatuba (Expô Araçatuba), que será realizada de 5 a 14 de julho, no recinto Clibas de Almeida Prado. Na 60ª edição do evento, o cronograma relacionado ao agronegócio inclui diversas atividades, como a Feira Genética (exposição de animais das fazendas participantes, para amostra e comercialização), leilões, julgamentos, provas, cursos e palestras. Para separar a parte de entretenimento da parte rural, esta última é chamada Agro SIRAN.


No total, a Expô contará com a participação de mais de 1100 animais (sendo pelo menos 600 bovinos, 300 ovinos e 200 equinos), reunidos nas diversas atividades previstas. Eles pertencem a cerca de 230 criadores (12 de bovinos, 15 de ovinos e mais de 200 de equinos – somados os competidores das provas equestres), de 13 raças (6 bovinas, 5 ovinas e 2 equestres). Os animais expostos vão ocupar 10 pavilhões do parque. “Temos que lembrar sempre que se trata do maior evento de agronegócio do Noroeste Paulista. E que ele destaca a vocação regional para a agricultura e a pecuária. Por isso, a cidade e a região se reconhecem e precisam valorizar cada vez mais a Expô e o Agro SIRAN”, diz o presidente do sindicato, Fábio Brancato.

De acordo com a zootecnista Daniele Almeida, coordenadora das ações rurais da Expô, a região de Araçatuba é um polo genético e os criadores estão trazendo para a feira animais exemplares, da mais alta qualidade. “Eles (os criadores) vão apresentar aqui o que a região tem de melhor e certamente farão excelentes negócios”, afirma Daniele. O cronograma está sujeito a alteração. As informações podem ser acessadas no site do SIRAN (www.siran.com.br) e pelos números: (18) 3607-7826 e (18) 3305-5369.

Genética, leilões e julgamentos

A Feira Genética contará com a presença de seis raças bovinas (Nelore, Brahman, Tabapuã, Senepol, Araguaia e Gir), com a exposição de mais de 100 animais, de 12 criadores. Em relação aos ovinos, as cinco raças (Dorper, Ile de France, Santa Inês, Suffolk e White Dorper) pertencem a 15 criadores. Já as duas raças equinas (Quarto de Milha e Mangalarga) reunirão mais de 200 criadores, que participarão de provas esportivas e deixarão os animais expostos para visitação do público.

Quatro leilões serão realizados entre os dias 7 e 14. O primeiro (7), será o Terra Boa, com início às 13h, na propriedade de mesmo nome, em Guararapes, com a oferta de 200 animais das raças Nelore e Brangus, e transmissão pelo Canal Rural. No dia 11, haverá dois leilões, no mesmo horário, às 20h. Um deles, o Brahman Extra, dos criatórios Brahman Vitória e Seg Brahman, será virtual (Terra Viva), com ponto de apoio no Recanto Brahman, e oferta de 50 touros e 50 fêmeas. O outro, Terra do QM, também virtual, pela página da Força Leilões no Facebook, com ponto de apoio na Casa do Quarto de Milha, no recinto, com a disponibilização de 20 animais. E no dia 14, domingo, às 14h, ocorrerá o 11º Especial de Touros, dos criatórios Ônix e Zeus, com a oferta de 200 animais Nelore PO, de forma virtual e transmissão pelo Canal do Boi.

Os julgamentos começam no dia 6, com o Nelore – ainda estão sendo definidas as datas de entrada e saída dos animais. Nos dias 12 e 13 serão realizados os do Mangalarga e dos ovinos. Os equinos entrarão no recinto no dia 11, serão julgados nos dias 12 e 13, com saída nos dias 13 e 14. As raças ovinas participarão da 22ª Exposição de Ovinos, que contará com animais para julgamento, exposição e comercialização. Os animais entrarão no dia 10, serão julgados nos dias 12 e 13, e sairão no dia 14. Os julgamentos serão ranqueados pelo torneio Cabanha do Ano, da Aspaco (Associação Paulista dos Criadores de Ovinos), e pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Suffolk (ABCOS). 

Provas, cursos e palestras

Quatro provas equestres serão realizadas entre os dias 6 e 13, nas modalidades ranch sorting (06/07), team penning (07), laço em dupla (09) e três tambores (13), e contarão com o apoio do Núcleo Noroeste Paulista de Cavalo Quarto de Milha (NNPCQM). A previsão é que as competições reúnam cerca de 220 participantes. 

Os cursos e palestras técnicas também são destaques na programação rural da feira. Nos dias 8 e 9, será realizada na pista de ranch a 1ª Clínica de Rédeas e Ranch Sorting, com o treinador Edmar Bezerra. Também no dia 8, ocorrerá a palestra “Nutrição para o cavalo atleta”, promovida pela empresa Presence, na Casa do Quarto de Milha. No mesmo local, no dia 10, haverá a palestra “Piquete e manejo de cerca elétrica”, promovida pela empresa Tru-Test. Estes dois eventos são gratuitos. Ao menos outras cinco palestras técnicas, também gratuitas, estão previstas para os dias 12 e 13, nas áreas de atividade leiteira e de agricultura orgânica, sendo que os temas estão sendo definidos.

Memorial, tratores e parceiros

O Agro SIRAN contará ainda com o Memorial do Fazendeiro, local que contará com equipamentos, objetos e documentos antigos que ilustram parte da história de Araçatuba, do sindicato e da Expô, assim como uma exposição de tratores antigos. A arqueiria e a equoterapia também estarão novamente na feira, bem como associações de produtores rurais, expondo o que produzem e as atividades que executam, e a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) – antiga CATI.

Parceiros comerciais do SIRAN também estarão presentes na área dedicada ao campo, como as cooperativas Coplacana e Cooperativa dos Produtores de Leite do baixo Tietê, as revendas de tratores Tracan e LS, as empresas de troncos e balanças ACB Baltec e Beckhauser, e três agentes financeiros (Banco do Brasil, Bradesco e Credicitrus), que vão dispor de dois caixas eletrônicos para o público.

No primeiro domingo da feira (07), o Centro de Tradições Culturais Araçatuba vai realizar uma Queima do Alho Solidária, com renda revertida para a APAE local. O evento ocorrerá no Parque do Peão, dentro do recinto, com entrada pelo portão 10, das 11h às 16h. Trata-se da 2ª etapa do circuito regional da Queima do Alho do Interior Paulista (a primeira foi realizada em abril), que vai definir a comitiva que participará do concurso nacional da Queima do Alho, na Festa do Peão de Barretos, em agosto. Os convites serão vendidos antecipadamente a R$ 20,00.

Página Anterior
 

Melhor Notícia Comunicação - Todos Direitos Reservados

Twitter
Facebook
Youtube
FlickR